Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

2

Artigo - Livros de Auto-ajuda

em 8 de jun de 2009.



Este é um artigo que defendi no último Intercom Regional: "Livros de auto-ajuda: objetos de consumo pós-modernos. Alguns pedaços dele foram retirados do meu livro "A nova posição da ficção na pós-modernidade e a mídia", que será publicado nos próximos meses. Segue abaixo o resumo do artigo para quem estiver interessado. Para ver o artigo completo, clique aqui.


Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre as razões do sucesso dos chamados “livros de auto-ajuda”. Propõe-se que, por intermédio de uma visão focada no modo de vida pós-moderno, é possível observar o grande apelo que os livros do gênero possuem na atualidade. Somente desta maneira se pode percebê-los como produtos de consumo altamente adaptados à pós-modernidade; como são produzidos para atender, de maneira eficaz, uma demanda típica deste período. Em uma época em que os indivíduos se vêem perdidos em meio a uma multiplicidade de escolhas e a inúmeras incertezas geradas por um mundo de quase infinitas possibilidades, os livros de auto-ajuda aparecem como espécies de projetos seguros para a tomada dessas escolhas, como uma fonte de certezas em meio a uma sociedade incerta.


2 Comentários:

Djalma Lúcio

O artigo é bonzão, Leo.
O sonho acabou. Agora, só sonho de consumo. Autoajuda,religião, hedonismozinho...

Isie Fernandes

Não consegui ler o artigo completo, deu erro na hora de migrar. Vou improvisar, então. Já li vários livros de autoajuda, especialmente na adolescência - que foi deveras conturbada. Hoje, já não me atraem tanto. Tenho muitos, inclusive de caráter cristão, mas chegar até o final deles é um desafio e tanto.

Como o mundo anda complicado e as pessoas cada vez mais padecem de males emocionais, os livros de autoajuda se tornaram mesmo produtos altamente adaptados à modernidade. Eles vêm a calhar com as necessidades que a vida atual impõe às pessoas - à maioria delas. Seja qual objetivo tiver, sempre há aquele que se encaixa perfeitamente na necessidade de alguém. E todo homem em conflito ou crise precisa de apoio - ou mesmo de compensação.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger