Este é um artigo que defendi no último Intercom Regional: "Livros de auto-ajuda: objetos de consumo pós-modernos. Alguns pedaços dele foram retirados do meu livro "A nova posição da ficção na pós-modernidade e a mídia", que será publicado nos próximos meses. Segue abaixo o resumo do artigo para quem estiver interessado. Para ver o artigo completo, clique aqui.
Resumo
O presente artigo pretende refletir sobre as razões do sucesso dos chamados “livros de auto-ajuda”. Propõe-se que, por intermédio de uma visão focada no modo de vida pós-moderno, é possível observar o grande apelo que os livros do gênero possuem na atualidade. Somente desta maneira se pode percebê-los como produtos de consumo altamente adaptados à pós-modernidade; como são produzidos para atender, de maneira eficaz, uma demanda típica deste período. Em uma época em que os indivíduos se vêem perdidos em meio a uma multiplicidade de escolhas e a inúmeras incertezas geradas por um mundo de quase infinitas possibilidades, os livros de auto-ajuda aparecem como espécies de projetos seguros para a tomada dessas escolhas, como uma fonte de certezas em meio a uma sociedade incerta.
2 Comentários:
O artigo é bonzão, Leo.
O sonho acabou. Agora, só sonho de consumo. Autoajuda,religião, hedonismozinho...
Não consegui ler o artigo completo, deu erro na hora de migrar. Vou improvisar, então. Já li vários livros de autoajuda, especialmente na adolescência - que foi deveras conturbada. Hoje, já não me atraem tanto. Tenho muitos, inclusive de caráter cristão, mas chegar até o final deles é um desafio e tanto.
Como o mundo anda complicado e as pessoas cada vez mais padecem de males emocionais, os livros de autoajuda se tornaram mesmo produtos altamente adaptados à modernidade. Eles vêm a calhar com as necessidades que a vida atual impõe às pessoas - à maioria delas. Seja qual objetivo tiver, sempre há aquele que se encaixa perfeitamente na necessidade de alguém. E todo homem em conflito ou crise precisa de apoio - ou mesmo de compensação.
Postar um comentário
Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!