
Nos primórdios de Aletheia houve um grande simpósio para discutir quais deveriam ser as profissões oficiais do país. Pensar era de fato a atividade mais importante, era na verdade a única atividade que deveria ser praticada. Que se trocasse informação por riquezas, diziam os sábios. Inventaremos um novo tipo de comércio, a era do conhecimento e da informação. Mas pensar nem sempre é uma tarefa teórica, diziam outros. Sem o contato direto com os seres concretos é impossível alcançar a iluminação, desvendar a essência das coisas. É preciso se aventurar pelo país e pelo mundo para desenvolver ainda mais conhecimento. Criemos, então, três profissões: os contempladores, os aventureiros e os outros. Ninguém sabe o que estes últimos farão, mas como em qualquer explicação é preciso enumerar sempre três objetos para que a frase não soe de maneira estranha, precisaremos, por uma questão de estética, criar uma terceira ocupação.
6 Comentários:
gostei desse negócio ai, maneiro os textinhos.
Como dizem no RS Muito Mããs muito tri, haha.
Brincadeiras a parte, muito legal o texto. E pode-se até dizer que não está muito longe da realidade de alguns né. Muitos pensam que apenas suas ocupações são importantes. E muitos pensam que apenas sentado, lendo artigos de jornais/revistas/livros técnicos etc poderão se tornar mais sábios.
Gostei da parte: "É preciso se aventurar pelo país e pelo mundo para desenvolver ainda mais conhecimento."
Parabéns por mais esse trabalho.
www.desentoa.tumblr.com
Gostei muito dos seus textos aqui no blog, convido-o para conhecer meu site se quiser pode publicar alguma lá.
Oi, Leo. Gostei bastante desse seu projeto. Vejo a influência do Gonçalo Tavares na produção, mas também a sua busca por entender a sociedade em que vive. Uma busca em apurar o olhar...
Muito bom...
Beijos...
Esse projeto está bem interessante. De extrema qualidade. Continue nele.
Adriano
Cheio de filosofia por trás das letras. Amei! Estou imaginando qual seria a minha profissão em Aletheia, se contempladora, aventureira ou apenas mais uma no meio dos outros.
Postar um comentário
Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!