Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

3

Ferreira Gullar fala sobre mercado editorial e crítica literária

em 4 de ago de 2009.

Coloco hoje aqui um trecho grande da entrevista com o poeta Ferreira Gullar. Apesar de ser um trecho maior, o conteúdo é extremamente interessante, vale a pena a leitura. Num clima de bate-papo, foram discutido temas como o mercado editorial e a crítica literária no Brasil.

Um dos pontos que destaco da conversa é quando Gullar fala da escolha - em minha opinião equivocada - das editoras brasileiras de publicar muitos livros com pouca tiragem em vez de poucos livros de alta tiragem, como é feito no exterior. Tal opção, além de sobrecarregar as livrarias, diminui a exposição dos autores e enfraquece tanto a promoção de novos escritores como o diálogo literário, a crítica, digamos assim.

Lamenta-se na entrevista também o desaparecimento desta crítica literária. O ponto importante a ser observado aqui é que os donos de jornais, de outras mídias e os governantes não percebem que estimular a discussão literária não é algo que gera prejuízo. Com um pouco de investimento e paciência é possível criar uma cultura de leitores e críticos. Embora este processo seja longo e gere, inicialmente, um certo prejuízo, no futuro este investimento terá retorno; afinal, por intermédio de uma cultura literária o mercado editorial brasileiro tem um potencial enorme, pode se tornar extremamente lucrativo. Infelizmente, poucos tem esta visão.


3 Comentários:

oleparido

Não há como não concordar com o poeta Ferreira Gullar.

Lembro-me até hoje de uma frase no site da Cia. das Letras: 'Não aceitamos originais se o livro for de poesias'

Só posso lamentar.

Adriano Vinagre

Bruno Ramalho

Genial! Gostei muito das palavras do poeta em relação a distrbuição, publicação e promoção da literatura no Brasil. Já assisti palestra do Ferreira e ele é sempre assim: um mestre.

Parabéns, Leo.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger