
O Legado dos Dragões [E-book gratuito]
Acompanhe esta história épica de aventura fantástica, no estilo "O Senhor dos Anéis". Baixe aqui o livro gratuitamente e participe deste universo em construção!

Jogos Vorazes, uma ficção científica a ser respeitada
Hoje faço uma resenha aqui no blog da trilogia “Jogos Vorazes”, uma vez que terminei de lê-la no meu Kindle um pouco antes de sair a versão cinematográfica do primeiro livro. Creio que o título da resenha já passe muito do que quero dizer com este texto.

O Homem e a Palavra - pequena homenagem aos escritores
De onde vem o impulso de escrever? De onde vem a vontade de contar uma história, de se conectar com o outro e de nele provocar mudança? O que estimula uma pessoa a construir literatura, a tecer mundos tão únicos em uma inerte folha de papel?

[Resenha e Indicação] O Nome do Vento e Patrick Rothfuss
Hoje falo sobre um dos melhores livros de literatura fantástica que já li (senão o melhor). Coloco, inclusive, a resenha marcada como livros de cabeceira, pois de fato trata-se de uma obra incrível...

Bee Movie - As idéias por trás do filme
Confesso que quando assisti a este filme fiquei chocado. É uma excelente produção, uma animação e fez muito sucesso, ganhando prêmios inclusive (leia a sinopse), mas eu me surpreendi quando vi as idéias presentes nele. Por isso, decidi fazer uma análise para expor a produção de realidade do filme e as noções de verdade por ele apresentadas, como fiz em postagens anteriores - para compreender melhor leia o projeto notas sobre a ficção e também esta postagem sobre os filmes "O incrível Hulk" e "Homem de Ferro").
Bee Movie retrata a história de uma abelha que processa os humanos pelos direitos de todas as abelhas a receberem de volta o mel por elas produzido. No filme, as abelhas são capazes de falar, embora tenham mantido isso em segredo por séculos. O personagem principal, Barry B. Benson (uma abelha com a voz de Jerry Seinfeld), passa a ter uma relação de amor platônico com uma humana e acaba descobrindo que as abelhas são exploradas por nós para que consigamos produzir e vender mel.
Quando se dá conta de tal injustiça, Barry resolve processar os seres humanos para que as abelhas possam reaver o mel que lhes foi roubado, aquilo que foi produzido com o trabalho delas e apropriado de forma indevida pelos donos de vendedoras de mel. Um marxista - ou alguém que já leu as teorias de marx, e neste ponto me incluo - logo percebe que o que está sendo mostrado nada mais é do que: alguém explorado (que por marx seria o operário) e antes alienado percebe finalmente que o seu trabalho está sendo apropriado por um patrão e resolve brigar para reaver aquilo que lhe é de direito.
Até ai tudo bem. Mas depois que Barry B. Benson vence a disputa na justiça é que a história muda - e foi quando eu fiquei surpreendido e chocado. Já no tribunal, o advogado de defesa ameaça Barry dizendo que ele iria se arrepender do que fez, que o que ele fizera fora quebrar o ciclo natural das coisas. Um absurdo, certo? Bem... segundo o filme, errado, como ficaria claro logo depois.
Acontece que, recebendo todo o mel que haviam produzido e que lhes fora roubado, as abelhas ficaram sem mais ter o que fazer e resolveram deixar de trabalhar. Como consequência, não houve mais polinização; sem polinização as plantas começaram a morrer; sem plantas, em pouco tempo veríamos o fim do mundo. Sim, isso mesmo. O fim do mundo.
Eis que Barry B. Benson então percebe que ele realmente havia quebrado o ciclo natural. As abelhas tinham de trabalhar, pois sem o seu trabalho o mundo não conseguiria se sustentar. Sem o seu trabalho nada funcionaria. Elas deviam trabalhar e o mel tinha de ser retirado delas para que continuassem a trabalhar. Só assim manteriam o equilíbrio do mundo, deixariam-no em harmonia. É o que acontece no final do filme. Em determinado momento, o personagem de Jerry Seinfeld chega a declamar um discurso em que diz que todo o trabalho, por mais insignificante que pareça, é de grande importância para o funcionamento das coisas.
Enfim, acho que todos podem perceber a razão pela qual fiquei chocado. Este é um filme para família, para crianças e, como dito anteriormente, fez um sucesso absurdo. O grande problema é que ele, claramente, nos diz: é natural que alguns sejam explorados e outros lucrem com esta exploração; sem este tipo de relação o mundo não funcionaria, entraria, inevitavelmente, em colapso.
Postagens Relacionadas:
Conteúdo Exclusivo
Marcadores
- Poemas (74)
- Matérias sobre literatura (71)
- Outros (71)
- Contos (40)
- Obras de Carlos Drummond de Andrade (18)
- Concursos Literários (14)
- Poemas declamados (9)
- Poemas de Cecília Meireles (8)
- Poemas de Fernando Pessoa (8)
- Lançamentos de livro (7)
- Curiosos causos de grandes autores (6)
- Livros de cabeceira (6)
- Obras de Gonçalo M. Tavares (6)
- Poemas de João Cabral de Melo Neto (6)
- Poemas de Manuel Bandeira (6)
- Poemas de Augusto dos Anjos (5)
- Artigos (3)
- Poemas de Mario Quintana (2)
- Poemas de Vinícius de Moraes (2)
- Entrevista com Clarice Lispector (1)
- Obra completa de Castro Alves (1)
Blogs que eu leio
-
-
Conselho de Nelson Rodrigues aos jovens4 horas atrás
-
Propaganda para macho5 horas atrás
-
Encantos - Aprilynne Pike13 horas atrás
-
Fragmentos de um Evangelho Apócrifo21 horas atrás
-
Conheça os “Desejos dos Mortos”21 horas atrás
-
Impostos e taxas na Itália1 dia atrás
-
Resenha Presentes da Vida, Emily Giffin2 dias atrás
-
Dicas de leitura!2 dias atrás
-
Leitura do dia #15 dias atrás
-
-
É só recomeçar...2 meses atrás
-
Mudança de instalações2 meses atrás
-
-
Eu e as cotas. Capítulo 21 ano atrás




















7 Comentários:
Sim. É bem por aí. Na cabeça de muita gente, o mundo (no Brasil então...) precisa de pobres e miseráveis, visto que alguém tem que fazer o trabalho "sujo".
E é um filme para criança...
Abraço,
Adriano Vinagre
Caraca, não tinha me passado nada disso pela cabeça quando vi o filme, mas pior que é verdade mesmo.
...e não é assim mesmo que funciona normalmente?
E é bom pra molecada tomar juízo e ir estudar ao invés de ficar no orkut o dia todo.. Hahaha =P
Bom dia, Leonardo!
Cara, confesso que na primeira vez que lí esse post achei que tu estava bem viajando.
Eu não havia lido ainda sobre o Hulk e Homem de Ferro. Com o post de lançamento do teu livro, fiquei mais interessado e li os posts relacionados.
No caso desse post, de fato existem indícios(para ser bonzinho) de que há uma manipulação para que ninguém se questione sobre seu lugar no mundo e sobre o equilibrio que (in)existe entre o trabalho que exerce e o retorno que é recebido.
O que me questiono é: Será que alguma(as) mente(s) se propos a criar um roteiro ou mesmo a idéia central desse filme pensando em "repassar" a noção de cabresto?
Ou será que essa(s) pessoa(s) só acaharam que era uma bela fábula,que renderia um filme divertido e ainda mais, passaria uma mensagem de conforto para todos? (Acreditando realmente nisso)
O que fica na minha cabeça é ... Qual a origem desses movimentos.
Existem "eles", os manipuladores?
Talvez seja ingenuidade minha não querer crer que pessoas conscientes arquitetam ações como essas.
Falei demais!
Grande abraço e parabéns pelo livro.
Eduardo,
De forma geral, as pessoas tendem a nao questionar o modelo em que se inserem. Alem de ser desconfortavel... Da trabalho!
Tambem acredito numa ingenuidade dos produtores/roteiristas da fabula..
Afinal assim como a abelha cujo destino eh trabalhar a vida toda para os outros, nos mesmos somos criados com o mote: "tire boas notas, faca uma boa faculdade, seja um bom funcionario numa grande empresa, trabalhe muito, junte dinheiro e aos 65 anos voce tera o seu futuro (?) garantido" mesmo que para alguns que o questionam, esse modelo seja uma completa perda de tempo. (So pra citar um exemplo).
[]'s!
Não vou comentar o filme, pois estou assistindo agora, apesar de já ter visto o final no Telecine...
O que eu preciso mesmo é do texto no início do filme, quando eles dizem que as abelhas não deveriam voar, mas voam assim mesmo pq não se importam com que os humanos pensam!!!!
Esse texto é perfeito e queria muito que alguém passasse pra mim...alguém aí tem?
Solange,
A melhor aposta pra encontrar esse texto é procurando as legendas em portugues pro filme. No site legendas.tv certamente deve ter.
Postar um comentário
Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!