As Aventuras de Pi é plágio da obra de Moacyr Scliar. Divulguem!

Antes de entrar exatamente no que quero falar, deixe-me explicar a situação para quem ainda não a conhece. As Aventuras de Pi, livro mais do que premiado, que gerou a adaptação para o cinema, adaptação essa que faturou quatro estatuetas do Oscar ontem, trata-se de um plágio descarado da obra Max e os felinos, do autor brasileiro Moacyr Scliar.

Leia Mais

30

Poemas de Carlos Drummond de Andrade

em 24/09/2009.

Nota: esta é uma postagem mais antiga que resolvi "ressucitar" por ter um conteúdo legal e ser de um período em que o blog não era tão visitado. Nela vocês poderão conferir dois poemas de Carlos Drummond de Andrade e um terceiro declamado pelo próprio poeta. E não se preocupem, hoje mais tarde ainda colocarei um do Manuel Bandeira por cá.

Seguem dois poemas de Drummond. Ambos são curtos. Escolhi exatamente por isso. Além de serem extremamente famosos, são curtos - e assumo, realmente tenho um certo apreço por este tipo de poema. Os dois aqui colocados evidenciam a grande qualidade do poeta: a sua capacidade de fazer poesias simples, porém ainda assim profundas e belas, com frases aparentemente comuns. Naturalmente, é justamente esta capacidade que o tornou quase unanimidade entre críticos e público - quase unanimidade, pois, como sabemos, toda a unimidade é burra. A postagem também inclui um áudio de Carlos Drummond de Andrade lendo uma de suas obras. Desfrutem!





O mundo é grande


O mundo é grande e cabe
nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
no breve espaço de beijar.






Poesia


Gastei uma hora pensando em um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.





Carlos Drummond de Andrade declama poema





Rapidinha 1 - Sempre aconselho a quem gosta de Drummond comprar o livro "Farewell". Para mim é o melhor livro que se pode comprar do autor. Além de ter poemas que a maioria desconhece, há também os mais famosos. No geral acho que é o livro com os melhores poemas do autor. Vale a pena conferir!

Rapidinha 2 - Em breve, provavelmente semana que vem, tentarei fazer uma postagem grande sobre a Cecília Meireles, com poemas, links e comentários. Prometo que tentarei fazer isso, veremos se irei conseguir. Editado - Você já pode conferir uma visão sobre a obra de Cecília Meireles aqui.

Rapidinha 3 - Vocês podem estar interessados também em conferir alguns contos de Carlos Drummond de Andrade - aqui no blog sempre seleciono alguns, especialmente do livro Contos Plausíveis, que é excelente.

Rapidinha 4 - Confira no blog também alguns  poemas de Fernando Pessoa e uma postagem explicando um pouco mais sobre as características dos poemas de Manuel Bandeira.




Gostou do blog? Gostou dos textos? - o autor Leonardo Schabbach, que produz o conteúdo do Na Ponta dos Lápis lançou recentemente sua primeira obra literária, O Código dos Cavaleiros. Ajude-o a continuar produzindo! Informações sobre a obra (como comprar - autografada -, capítulos para degustação, capa, sinopse e muito mais) podem ser encontradas neste super hotsite (clique para acessar).

30 Comentários:

Anônimo

Drummond é um gênio mesmo. Já tinha visto o vídeo no youtube, tinha lido os poemas, mas sempre é bom ouvir e ler de novo. Eu sempre sinto algo diferente quando toda vez que leio.

PH Pereira

Comecei a acompanhar o blog faz pouco tempo, não tinha visto isso ai. Concordo com os outros, drummond é gênio mesmo.

alan h. rabelo

Admiro muito Drummond.Taenho certeza que ele e um dos maiores poetas do Brasil. Alan.amazonas

cris

Nossa Carlos Drummond deixo e sempre vai deixa saudades pós os poemas dele é cada um mas belo do que o outro eu amo todos os poemas dele.
ele foi e sempre será um grande Genio.

Anônimo

adoro demais ele!!!!!!!!!!!!! Coloquem mais poemas!!!!!!! é muito legal os oemas adorei!

Anônimo

adoro mais ainda ele tmb pq meu ultimo nome é andrade que nem o nome que ele tem :D

Anônimo

muito d+ adoro ele é mesmo o maior de todos os poetas existentes no mundo de Deus
adorei demnais!!!!!! (3º comentario que posto)

milena

carlos drumond è um verdadeiro homem e sempre estra em nossas mentes e corações

Anônimo

Não consigo e não quero gostar e entender poesia que não tenha métrica e rima. Versificação sem métrica e rima não é POESIA. É "poesia", é prosa com frases verticalmente alinhadas. Sou antiquado e ultrapassado? Sou, graças a Deus .. prá deleite de meus ouvidos, sensíveis ao bom gosto da complexa (daí parte de sua beleza) POESIA, autenticamente versificada!

Anônimo

Sou conservador na versificação: cultivo a métrica e a rima na POESIA. Portanto, Carlos Drummon definitivamente não pertence, nem de longe, à galeria de meus poetas preferidos, porque sua "poesia" não verseja na métrica e na rima. Portanto, não é poesia. É prosa com frases alinhadas, uma embaixo da outra. Escrevo uma heresia? Prá outro pode ser; prá mim, não.

prof.glau

amei. estava em busc de poemas de Drumond e achei. obrigada. estou trabalhando literaturapoética com os alunos. aceito sugestões e espero dispor de suas poesias. breve mandarei o site.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger