Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

3

Trailer do novo filme de Sherlock Holmes e mais informações

em 22 de set de 2009.

Eu sou um grande fã das obras de Sir Arthur Connan Doyle, o homem por trás de um dos mais conhecidos personagens da ficção mundial, nosso querido detetive Sherlock Holmes. Os livros foram tão populares e os contos tão bem feitos que muitas pessoas chegaram a realmente acreditar que Holmes existia, inclusive mandando milhares de cartas para onde ele supostamente morava.

Enfim, retornando ao assunto da postagem, todos sabemos que no próximo natal será lançado nos EUA (e no dia 8 de janeiro no Brasil) o novo filme do Sherlock Holmes, com o ator Robert Downey Jr na pele do detetive. Colocarei primeiro aqui algumas informações que colhi a respeito do filme e também o trailer para que vocês possam conferir. Depois, falarei um pouco da minha visão dos livros de Sir Arthur Connan Doyle e do que gostaria de ver na telinha.



Confira o trailer do novo filme de Sherlock Holmes






Segundo os produtores, o novo filme será o mais fiel até hoje entre todos já produzidos sobre o detetive. A versão propagada principalmente pelos filmes com o ator britânico Bassil Rathbone, em que Holmes aparecia como um "almofadinha" que usava praticamente apenas o seu intelecto e muito poucas vezes entrava realmente em ação, será totalmente modificada. A idéia do novo filme é justamente acabar com a imagem de cavalheiro britânico, transformando Sherlock Holmes em um legítimo herói de ação (como pode ser visto no trailer).

Outra grande prova desta mudança de objetivo foi a escolha de Guy Ritchie, conhecido por produzir histórias muito movimentadas, marcadas também por um ritmo bem acelerado, como diretor.

Para quem quer conhecer o detetive, há um livro da L&PM Pocket, "As Melhores Histórias de Sherlock Holmes" bem interessante. Custa menos de 10 reais e traz bons casos, como o que apresenta Irene Adler, personagem que será representada no filme por Rachel MacAdams (de "Penetras bons de bico").



Minha opinião sobre Holmes e o Trailer


Confesso que estou muito animado com a chegada do filme, mas também um pouco receoso. Acho importante que os produtores tentem resgatar um Sherlock Holmes que ainda não foi retratado na telinha. De interessante já aponto a importância que deram a características do detetive que foram esquecidas por boa parte das produções anteriores, como a sua grande habilidade como boxeador e também esgrimista.

Sim. Nos livros, Holmes é também um homem de ação. Ele luta boxe, corre atrás de bandidos e executa diversas proezas físicas. Esse é um ponto que será abordado por este novo filme, o que é altamente interessante. Entretanto, espero que não exagerem neste aspecto. As ações físicas cometidas por Sherlock em seus livros geralmente são pontuais, são importantes para fechar determinado caso, isto é, não acontecem a toda hora, muitas vezes sequer acontecem. Como trailers em geral são feitos para ajudar a "fazer vender" o filme, vou manter a esperança de que as cenas de ação sejam pontuais e importantes para trama, que o trailer as mostre o tempo todo por uma questão de marketing.

Outra coisa que me preocupa é que Holmes não chega a ser um herói, ele é apenas um detetive. Ele resolve casos, é uma máquina de solucionar mistérios, mas os casos nunca passam de casos: são roubos, assassinatos, leves conspirações. O que me preocupa é que, ao menos o trailer, vende a idéia de que o mistério a ser solucionado poderá salvar toda a Grã Bretanha, quem sabe o mundo. Não gosto desta abordagem. Como disse, Holmes não é um herói, é um detetive.

Também acho estranho terem o colocado como um mulherengo. Isso é tudo o que Sherlock não é. Ele é uma máquina extremamente racional, qualquer envolvimento amoroso, qualquer tipo de paixão é visto por ele como algo que pode prejudicar a sua capacidade de julgamento. Acho que o seguinte trecho de abertura do conto "Escândalo na Boêmia" (o caso que apresenta Irene Adler) deixa claro este aspecto:

"Para Sherlock Holmes, ela é sempre a mulher. Poucas vezes eu o ouvi referir-se a ela de outra maneira. Aos seus olhos, ela ofusca e predomina no seu sexo. Não é que ele sentisse uma emoção parecida com amor por Irene Adler. Todas as emoções, e esta em particular, eram abomináveis para a sua mente fria e precisa, mas extraordinariamente equilibrada. Ele era, na minha opinião, a máquina mais perfeita de raciocínio e observação que o mundo já viu - mas, como amante, ele estaria numa posição falsa. Nunca se referia às paixões sem zombar e escarnecer delas. Eram coisas admiráveis para o observador, excelentes para arrancar o véu que encobre as motivações e ações do homem. Mas para um raciocinador treinado, admitir essas intromissões em seu temperamento delicado e bem ajustado seria o mesmo que introduzir um fator perturbador que poderia pôr em dúvida todas as suas conclusões racionais".

Por fim, creio que devo elogiar a escolha de Robert Downey Jr para o papel principal. Embora ele não tenha as características físicas do Holmes do livro, a personalidade, o tom irônico e os trejeitos que o ator apresentou no filme O homem de ferro se encaixam perfeitamente com os do detetive inglês. Já o Jude Law como Watson, só vendo, pode dar muito certo ou muito errado.

E vocês? O que esperam do filme?

3 Comentários:

Luiz Henrique

Bom, confesso que o trailer é bem diferente da idéia que eu fazia do Sherlock Holmes na minha cabeça. Isso pelo (pouco) que já li das histórias escritar por Sir Arthur. Engraçado, a idéia que eu fazia é semelhante ao filme O Xangô de Baker Street, e no livro homônimo do Jô - com exceção das ironias e exageros presentes.
Enfim, aguardemos o filme.

PH Pereira

Não li muitas histórias do Sherlock Holmes também não. Mas o filme parece que vai ser muito maneiro, apesar de tudo.

Anônimo

Acho que o filme vai ser totalmente sem noção, num vai ter nada de parecido com os livros.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger