Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

1

Conto de Gonçalo M. Tavares - A colher

em 28 de out de 2009.

Pela primeira vez, coloco um conto do autor português Gonçalo M. Tavares diretamente no blog. Ele é o meu contista favorito. A sua coleção "O Bairro" é simplesmente fantástica. A quem nunca leu ou ouviu falar, sugiro checar um artigo antigo aqui no blog: Gonçalo M. Tavares - um autor a ser lido. Ele sem dúvida deixará sua marca na literatura portuguesa. Também gostaria de comentar que foi uma frase postada lá no Literatura em conta-gotas que me fez dividir este texto com vocês.


A Colher


PARA TREINAR OS músculos da paciência o senhor Calvino colocava uma colher de café, pequenina, ao lado de uma pá gigante, pá utilizada habitualmente em obras de engenharia. A seguir, impunha a si próprio um objetivo inegociável: um monte de terra (cinqüenta quilos de mundo) para ser transportado do ponto A para o ponto B - pontos colocados a quinze metros de distância um do outro.


A enorme pá ficava sempre no chão, parada, mas visível. E Calvino utilizava a minúscula colher de café para executar a tarefa de transportar o monte de terra de um ponto para outro, segurando-a com todos os músculos disponíveis. Com a colher pequenina cada bocado mínimo de terra era como que acariciado pela curiosidade atenta do senhor Calvino.


Paciente, cumprindo a tarefa, sem desistir ou utilizar a pá, Calvino sentia estar a aprender várias coisas grandes com uma pequenina colher.


1 Comentários:

literaturaemcontagotas

Oi,Leo! Gostei muito do conto e me interessei pelo "Bairro". Vou procurar no Estante Virtual! Obrigada pela dica e pela menção do blog! Abs

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger