Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

3

Chegamos ao fim dos blogs?

em 5 de mar de 2010.

Darei uma paradinha hoje nos assuntos literários e falarei um pouco sobre a blogosfera (na realidade, até continuarei falando de literatura, pois saber como se encontra o panorama para os blogs pode ser importante aos escritores que queiram usar esta ferramenta como divulgação). Nos últimos tempos, tenho lido muito frases como o twitter irá acabar com os blogs; ou, pesquisas indicam que a blogosfera diminuiu em X%. Sinceramente, eu discordo de tudo isso. Os blogs, de fato, não irão acabar; e o twitter nada mais é do que uma ferramenta extremamente útil a eles (por sinal, para quem quiser me seguir: @leoschabbach).

Creio que o erro em tais afirmações é olhar somente para as estatísticas. Infelizmente, todos temos essa mania, olhamos para os números e tiramos algumas conclusões precipitadas. O número de blogs pode ter caído 20, 30, 40, 50 porcento que isso não é necessariamente um indicador de que o surgimento de novas mídias como o twitter, o facebook, o orkut e outras decretará o fim deles. Pensemos bem: quem, de fato, migrou da plataforma dos blogs para, vamos dizer, o twitter? Foram as pessoas que os utilizavam como um diário virtual, certo? Afinal, se posso dar pequenas atualizações rápidas para meus amigos via twitter ou facebook, para que perderei tempo escrevendo textos longos? E para que um amigo meu irá querer ler aqueles textos longos e chatos se pode acompanhar tudo com uma rápida olhada no celular?

Sim, foram estes tipos de blogs que viram a sua morte com o surgimento de novas redes sociais. Mas, como o Marcos Lemos, do Ferramentas Blog, sempre diz, algo próximo a 95% dos blogs criados acaba abandonado logo nos primeiros meses de vida. Isso é normal, acontece justamente com as pessoas que não tinham alguma intencionalidade ao criá-lo, queriam apenas publicar uma coisa ou outra sua de vez em quando. Para isso, realmente as redes sociais são mais eficientes e vão, sem sombra de dúvida, diminuir o número total estatístico de blogs. Agora, a quantidade real, aqueles que realmente são sempre atualizados, divulgados, produzem informação de qualidade, estes continuarão existindo, com ou sem as novas redes sociais. Na realidade, redes como o twitter, por exemplo, só facilitam a perpetuação dos blogs. Antes poderia parecer impossível trazer novas pessoas para o seu site, mas com o twitter (e outros) tal divulgação se torna muito mais acessível e possível, basta saber encontrar as pessoas certas. Aqui mesmo, grande parte dos leitores mais fiéis que tenho, vieram de um bom uso do twitter.

Enfim, creio que os blogueiros não precisam se preocupar. Aqueles que realmente se esforçarem, continuarão a ter visitas e comentários. A única coisa que as redes sociais diminuem nos blogs, por sinal, é o número de comentários. Não que as pessoas participem menos, mas muitas vezes preferem deixar seu recado via twitter, facebook, orkut, Dihitt e etc... a comentar na própria postagem.

3 Comentários:

Luiz dreamhope

Também concordo inteiramente. Blogs só sobrevivem por aqueles que realmente o usam com uma intenção a longo prazo. O restante acaba se degradando. Mas blogs acabar? Nem pensar!

Ana Karenina

Olá Leonardo

descobri seu blog através do link em Limãoemlimonada, que descobri via twitter.

Quanto ao post, gostaria de comentar algumas coisas;

1. Vejo com ceticismo estas crenças de que os blogs acabarão, acho que o invés de acabar eles andam se tranformando e ganhando outras funções e usos, mas a necessidade de comunicar de forma mais independente acho que sempre haverá e por isso que os blogs existem até hoje.

2. descobri o twitter em fevereiro deste ano, desde o ano passado que eu ouvia falar, quando decidi entrar um universo novo se abriu diante de mim, estou mesmo encantada com a interação que se permite e as descobertas que podemos fazer num simples clique de link, pra divulgar realmente ali é fantástico, é uma vitrine e tanto pra quem tem muitos seguidores(não é meu caso rs).

3. Diferente do que muitos pensam a aparente facilidade do twitter em escrever em 140 carateres pra mim é uma enorme dificuldade, pois tenho a tendência de "falar pelos cotovelos" quando escrevo e expor minha opinião da forma como gosto não tem como caber ali.

4. Acredito que os bons escritores serão bons no blog e no twitter ou em qualquer outra ferramenta, porque o que faz alguém escrever bem não é a mídia utilizada e sim o conteúdo dele, como ele dissemina e quem o lê.

Por fim, eu penso que as mídias sociais tem o objetivo de agregar valor ao que se faz de bom na internet e tornar o que é bom mais vísivel, acho que se soubermos utilizar as ferramentas tecnologicas disponíveis tudo que é bom tende a ficar melhor ainda.

Bom encontrar você agora, estava procurando algo assim pra ler, algo mais voltado pra arte/mania/vício/hábito de escrever. :)

ps: essa verificação de palavras não pode ser retirada?

Um abraço

Leonardo Schabbach

Valeu pelo excelente comentário. Concordo com tudo o que disse e fico feliz que goste deste recanto. A verificação de palavras é para evitar SPAMS, mas, como agora comecei a moderar os comentários. Isto é, lerei-os antes de publicar (por causa de alguns incidentes não tão legais), posso retirar a verificação de palavras sim. E, como pedido, irei fazer isso, hehehe.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger