Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

13

A importância dos blogs para escritores: Certeza e Confiança

em 11 de mar de 2010.

Achei interessante criar uma série de postagens para falar um pouco sobre a importância dos blogs na vida de um aspirante a escritor. Não vou começar dizendo, porém, que é interessante pela possibilidade de montar uma grupo de leitores inicial que pode ajudar o autor a ter um alcance significativo já no seu primeiro livro lançado. Falarei mais na questão da certeza e da confiança que um blog pode nos dar. Mas, lembre-se bem, tome cuidado para que estas duas qualidades não venham de maneira ilusória, pois somente adquirindo confiança em seu trabalho, um escritor terá motivação suficiente para trabalhar muito na direção de se tornar conhecido e conquistar seu público (veja a postagem: Se tornar um escritor dá trabalho). Somente com estas certezas, o autor será capaz até mesmo de investir dinheiro em seu trabalho, possuindo a plena consciência de que se trata de um investimento no futuro.

Antes é necessário esclarecer, entretanto, que dinheiro não deve ser gasto sem muita consciência do que se está a fazer, é preciso tomar cuidado com uma série de pessoas que querem apenas se aproveitar dos escritores menos avisados (veja "Editoras" que não são editoras, por exemplo). Em breve, tentarei falar também um pouco sobre esta questão do dinheiro, de como pode ser útil gastá-lo caso se faça com o cuidado devido.

Agora, retornando à questão dos blogs. Para que sequer se cogite gastar um centavo ou então horas de seu tempo com o intuito de se tornar um escritor minimamente reconhecido, é preciso, primeiro, ter a certeza de que se é bom. Isso pode parecer uma afirmação boba, mas garanto a vocês que pelo menos 70% das pessoas que reclamam do mercado editorial, de como não conseguem publicar e tudo mais, são pessoas que produzem textos de péssima ou apenas razoável qualidade. Claro que o mercado é muito fechado e que, muitas vezes, somente com indicações é possível ser analisado por grandes editoras, mas há outros meios de se conquistar o seu espaço, especialmente se você estiver disposto a brigar por ele e se seu texto possuir real qualidade.

Por isso, a primeira dica que dou a qualquer um que pense em ingressar no campo literário é que realmente se empenhe em ter certeza absoluta de que sua produção tem real qualidade. Os blogs, com a sua devida divulgação, podem ser muito importantes para isso. Ali, você poderá ter um feedback dos mais variados públicos. Mas não se contente apenas com isso, por intermédio do blog e das redes sociais, procure gerar comentários não só de leitores casuais como também de gente que trabalha com o meio. Às vezes, você pode receber muitos elogios de um grupo de pessoas que, talvez, não entenda tanto assim sobre o que é boa literatura, não note erros gramaticais ou de estrutura. Por meio do seu blog e das ferramentas certas da internet, você pode conseguir que pessoas mais envolvidas com o meio literário e com o mercado editorial acabem dando uma olhada nos seus textos. No final, juntando todos os feedbacks, será possível, então, ter uma idéia de se vale mesmo investir seu tempo e dinheiro em sua produção. Tendo a certeza e a confiança necessárias, você poderá trabalhar com tranqüilidade e motivação, pois saberá que não está correndo atrás de um objetivo ilusório.


CURSO PARA ESCRITORES (manual em PDF)

Ainda não dei uma olhada com a devida atençao a ele, mas baixei um Manual para Escritores bem interessante. Trata-se do Gotham Writer's Workshop, um dos cursos mais renomados dos EUA para escritores. Creio que, na pior das hipóteses, deve haver uma boa quantidade de exercícios interessantes a se fazer para melhorar nossas capacidades narrativas; mas, é sempre bom lembrar, que cada um desenvolva seu próprio estilo de escrita. Clique aqui e vá ao blog onde pode baixá-lo.

13 Comentários:

Cristiano Hackl

.

Mt bacana.
Últimamente tenho dedicado mais tempo, pelo menos pra refletir, sobre meu posicionamento literário e como conquistar um público interessado, assim como acontece com os autores que tanto gosto.

Do jeito que está, me enquadro bem nessa descrição do artigo: não tenho certeza se tenho um bom trabalho, porque meu retorno não é alto. Graças a Deus, o que tenho obtido é muito positivo e cresceu muito nos últimos 6 meses, principalmente após uma divulgação que fiz.

Alias, tenho ainda bastante 'flyers' com poemas pra distribuir.

Enfim,
estou digerindo mais o 'na ponta do lápis', porque realmente há coisas ótimas pra ler e pra aprender realmente.

Abraço.

@crosshackl
http://outrasfolhas.blogspot.com

.

Leonardo Schabbach

Legal. E realmente, o que eu falo não necessariamente se refere a um retorno numeroso e formação de um grande número de leitores. Mas a comentários que te dêem a certeza de que você produz um bom texto, que pode realmente ser um escritor. E, como falei, é importante que esses "elogios" venham de pessoas desconhecidas. Só que não somente de pessoas desconhecias. É interessante também conseguir que gente que trabalha com o meio literário faça elogios aos textos. Assim você terá uma certeza "mais sólida" (no sentido de que não será uma falsa certeza, se é que podemos dizer que uma certeza pode ser falsa, hehe) quanto à qualidade de sua produção.

O número de leitores não importa muito, importa a qualidade, pelo menos nesta questão que coloco nesta postagem. Importa se o pessoal que vem comentar gosta de literatura e tem um conhecimento bom da língua e do meio literário. Também importa o pessoal que só gosta de literatura e vai dar uma opinião sincera sobre os textos. Juntando tudo, é possível ficar mais confiante de que vale a pena mesmo investir em si.

E.Landi

O blog é muito importante sim; é nele que o candidato a escritor pode mostrar o seu trabalho. Mas, não vá pensando que isso é facíl, existem milhares de blogs, alguns com textos muito bons, outros nem tanto!

Peneirar isso tudo é uma tarefa inglória, num país que existem mas escritores que leitores.

O conselho que dou: quem gosta de literatura contunue a ler e escrever, quem idealiza sucesso e dinheiro que espere! Quem sabe um dia não um dia não conseguirá!

http://mycapitu.blogspot.com/

Luiz dreamhope

Essa coisa de blog pra começar é muito penosa. Criei o meu primeiro justamente para divulgar uma versão ralé do Mundo Sombrio. Eh, a mesma história que faço hoje, só que numa versão ridícula numa análise minha, e de qualquer que olhar. E isso deve fazer acho que uns 3 anos. mas tenho que me dar um desconto, pois foi justamente naquela época que comecei a dar meus primeiros passinhos como escritor.

Mas eu recebia sim comentários, claro não de gente do ramo, mas de leitores comuns da internet e recebo até hoje, com um número digamos não muito significatico pra uma história que está há 3 anos da internet.

Sinceramente, eu não tenho confiança em mim mesmo, pois atraio poucos leitores, mas ainda assim não vou me dar por vencido. Só porque possíveis novos leitores não se sentem instigados (na verdade, eles nem começam a ler eu acho, ou leem e não comentam), eu não vou desistir de continuar tentando me tornar um escritor.

Ainda estou no inicio do caminho, e os blogs, as comunidades, e qualquer rede social onde meu trabalho possa ser visto é lucro pra mim pois mesmo que a pessoa não acesse a pagina de imediato, eu faço presença. E consquistar uma certa imagem para escritores novatos na internet já é uma boa vantagem, mas ainda assim pequena. Porém, melhor do que nada.

Hoje, tendo além de divulgar meu trabalho no blog, postar sobre outros assuntos relacionados a livros ou ficção geral. Além disso, tenho um outro blog para valorizar a literatura nacional.

De certa forma, juntando isso tudo, minha imagem está sendo favorecida.

Teclei esse coment meio rapido, e não da tempo de revisar, desculpe erros e incoerencias se tiver.

Leonardo Schabbach

Como disse antes, acho que ninguém precisa se preocupar com a questão de estar atraindo muitos comentários ou não. Essa questão dos comentários acaba muito atrelada a sua capacidade de divulgar o blog, que é algo muito difícil, e não ao texto. O que importa é a qualidade dos comentários, se são bem embasados, de gente que lê muito mesmo ou que trabalha com o assunto.

Há blogs, muitos de poesia até, que vejo com 30, 40 comentários por poema, mas os poemas de fato são ruins. O número de comentários se dá por uma boa divulgação e interação via internet ou, simplesmente, por falarem de amor, terem aquele quê de auto-ajuda. Então, poucos ou muitos comentários não necessariamente indicam qualidade. É preciso analisar de onde vêm e como vêm esses comentários.

MISTER X

Oi,meu nome é Rhuan eu tenho 11 anos,me dedico bastante a literatura,estou até escrevendo um livro,mas eu queria fazer um convite para acessarem meu blog que é o:www.rhuanbook.blogspot.com

Débora Demas

Bom este é o meu primeiro comentario que faço no intuito também que visitem meu blog http://favelacomdeborademas.blogspot.com

É bacana tudo que encontramos na net, mas fala serio o que queros realmente encontrar? respostas para as nossa frustações, a minha sem duvida de não ter escrito ainda nenhuma obra, tá alguns poemas quando adolescentes, mas só!! sempre me imaginei como uma grande escritora, mas nunca fiz nada e nem andei para este rumo em busca do famoso conhecimento, da grande ideia, do climax certo, apenas deixei a vida me levar, me formei, casei, sou mãe. Mas hoje imaginando algo muito maior do que o simples "hoje" vou ser o que me porpus a ser. Por isso Leonardo, acho bacana suas dicas, so li esta acima ainda na realdiade, mas me da sede deste relacionamento tão facil e acessivel que podemos ter , aqui, agora, eu e você, sem limites reais e distâncias velozes e suficientementes longiquas!!! fiz questão de escrever essa palavra mesmo sem ter a certeza absoluta que esteja empregado corretamente rsrs. Débora Demas

Clube dos Escritores

Parabens pelo artigo.Gostaría se possível deixar aqui um link que possa interessar a todos aqueles que gostam de escrever e estejam empenhados em construír uma carreira de sucesso como escritores.

http://www.clubedosescritores.com/

Desde já o meu agradecimento e votos de sucessos futuros para todos

ventuana

Fiquei interessada nessas ferramentas que podem ser usadas (intuídas? criadas?) para chegar a leitores com um olhar de maior discernimento literário. Quais seriam? Talvez deixar aqui meu próprio blog?! Quem sabe é um começo!
Obrigada pelas dicas!
www.dasventanias.blogspot.com

Ana Vieira

Rui

Olá, Leonardo!
Gosto muito das dicas que você dá e gostaria de lhe agradecer por nos proporcionar um portal como este. Concordo com a sua opinião de que um blog pode contribuir para que o jovem autor adquira autoconfiança.
Também tenho a minha própria página e sou aspirante a escritor. Por isso, gostaria de saber se você pensa em postar algumas dicas sobre como se fazer a divulgação de blogs como o meu, dedicados à publicação de textos literários próprios.
Parabéns pelo site!

Rui
http://pseudoanonimo.blogspot.com

Ricardo de Jesus

Olá Leonardo!
Gostei muito das dicas. Acho que estou no caminho certo. Publiquei meu primeiro livro e tento divulgá-lo através do meu blog (ricardo-de-jesus.blogspot.com). Quem sabe possa dar uma olhada e dar sua opinião?
Valeu e obrigado.

fabio

Obrigado pelo post. Estava procurando por um guia para escrita creativa em português e não encontrava. Agora já posso dar um auxílio maior para escritores do nosso blog. Falando nisso, gostaríamos de saber se tem escritores por aqui querendo divulgar seus livros de graça. Já que sempre sorteamos livros para os visitantes do nosso blog nuvendigital.com, colaborações seriam bem-vindas. No mais, continuem blogando ótimos posts como estes. abração

helio

Gostei nuito do seu blog. voc~e mostra ferramentas poderosas para auto realização
http://bit.ly/11Ke2HQ

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger