Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

13

A importância dos blogs e das redes sociais para os escritores

em 12 de abr de 2010.

Hoje falarei um pouco da importância das diversas redes sociais literárias (clique aqui e visite o fórum de Literatura Fantástica para conhecer algumas) e dos blogs para os escritores. Entretanto, não pretendo - ainda - bater na tecla de que esses espaços na internet podem ajudar o novo autor a conquistar alguns leitores, ou até muitos, e com isso conseguir uma publicação. Isso é algo extremamente raro. Por isso, hoje me dedicarei a explicitar a importância desses meios como maneiras de se manter o seu público.

Vejamos o que quero dizer com essas palavras. Imagine que você conseguiu publicar o seu livro por uma editora comercial, mesmo que pequena. Alguns leitores podem esbarrar com resenhas sobre ele na internet, encontrá-lo por um acaso em uma livraria (dependendo da editora que você arrumou) ou até mesmo se deparar com um texto seu publicado em algum site por ai. Eles podem gostar do que você criou, se interessar pela obra, comprá-la, lê-la e apreciá-la. Agora, a não ser que seja um livro que tenha de fato os deixado completamente impressionados, há uma boa chance de você ser esquecido no futuro. E, então, num segundo livro, teria de recomeçar quase do zero.

Os blogs e as redes sociais aparecem como uma solução a este problema. Um leitor seu casual, vendo algum endereço eletrônico para visitar dentro de seu livro, provavelmente o fará, lerá mais coisas sobre você, mais do que você está publicando e acabará se envolvendo. E escrever é exatamente isso, se envolver com o leitor. E caso seja possível manter este contato mais "pessoal" através dos espaços gerados pela internet, melhor.

Veja um exemplo com as próprias entrevistas e promoções que eu tenho feito no blog. Caso o autor tenha uma conta no twitter, facebook e etc... e ainda um espaço próprio para colocar os seus textos, é claro que uma resenha sobre a sua obra terá um efeito muito mais positivo. Isso acontecerá, porque alguns leitores do Na Ponta dos Lápis se interessarão em manter um contato com o autor, conhecer mais do que ele está produzindo; procurarão trocar experiências. E, naturalmente, de uma relação deste tipo, é muito mais fácil que se mantenha o bom leitor e, o que é ainda melhor, torna-se possível fazer algumas boas amizades.

Enfim, o que queria defender aqui é a idéia de que todo o autor, em especial aquele que foi publicado (mesmo os que estão nas grandes editoras), deve se manter acessível nas redes sociais e publicar uma coisa ou outra em sites e blogs. Sem sombra de dúvidas, esta será uma excelente maneira de conquistar cada vez mais espaço, mesmo que de forma lenta, a cada livro publicado.

Nota: num futuro não sei quão próximo, pretendo fazer mais uma postagem falando deste assunto. É interessante entrar em mais detalhes sobre esta relação entre autor e leitores por intermédio das redes sociais.

13 Comentários:

Ana Karenina

Olá Leonardo

acho a ferramenta no twitter bastante útil para quem escreve, desde que entrei nesse mundinho, sinto que muita coisa melhorou, conquistei alguns leitores via twitter e via blogs também, descobri também excelentes blogs via twitter e via links em blogs.

acho essa interatividade entre leitor e blogueiro indispensável pra se manter leitores fiés e participativos e o twitter dá uma mãozinha nisso.

gosto muito da sua postura enquanto blogueiro, porque você tem uma linguagem simples, escreve bem, dá espaço pra outros e ainda interage bem com seu público, nestes quesitos você é dez.

uma pena que a leitura no brasil ainda não está bem consolidada nem no molde tradicional nem em meio digital, mas devargazinho agente chega lá.

Um abraço :)

Mariana Mauro

Olá!
Suas dicas são ótimas! Li alguns de seus artigos e encontrei muito conteúdo interessante e atualizado. Parabéns pela iniciativa de ajudar novos escritores!!
Acho que o blog e as redes sociais são extremamente importantes para um escritor. Afinal, ajuda na divulgação e na interação com os leitores.

Israel Teles

Num mundo tão cheio de canais de comunicação, não utilizar o que se está à mão é realmente um desperdício (pra não falar "tolice").
Abraço!

Leonardo Schabbach

Valeu pelos comentários galera. Realmente, concordo com o que falaram, é crucial usar as redes sociais e blogs hoje. Todo o escritor deve utilizar e sempre pensar em novas e boas formas de explorá-las

Luiz dreamhope

Cara, acho que se o escritor quer ter um nome hoje no mercado, redes sociais são indispensáveis. Ninguém conheço novos autores numa livraria, e sim vagando pelas redes na internet. Seja no Skoob, em sites e blog sobre literatura, no twitter com aqueles links que te jogam em uma página de informações sobre autores e você acaba gostando, olhando resenhas(estas podem fazer uma grande diferença), em fóruns. Todos esses elementos que incitam a aproximação dos trabalhos dos autores com os leitores não deixaram que os escritores morram. Desse modo, assim que a pessoa terminar de ler um livro de escritor x, se este tiver um blog ou qualquer coisa, o leitor irá acompanhar suas ações bem de pertinho. Logo, o escritor não será esquecido.
Não existe melhor forma de divulgação do que em redes sociais. Conheci um bocado de livros e outros trabalhos de escritores pelo Skoob e também pelo twitter.

Ótimo post.

Paula Baiadori

Olá,
O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
Abraços.

Leonardo Schabbach

A AgBook acima, pelo que li, funciona da mesma maneira que o Clube de Autores. Só para informar o pessoal que entrar por aqui.

Gilsa Elaine

Olá, Leonardo. Venho aqui novamente.
Muito interessante seu artigo. Inclusive me interessa discutir sobre a questão dos direitos autorais. Vejo blogs de poetas que utilizam esse espaço para publicar suas obras, muitas vezes por não encontrarem espaço nas editoras comerciais. Agora, como ficam os direitos autorais dos textos? Como contralar a pirataria, nesse sentido? Há instâncias de consagração de autores na internet?
Essas são questões que estou discutindo em minhas pesquisas.
Caso queira contribuir, aguardo respostas através do e-mail (gilsaelaine@gmail.com)
Um abraço!

Leonardo Schabbach

Bom. Ninguém tem muito como garantir isso não, que ninguém irá roubar os textos. Mas, caso seu blog tenha algum movimento, você não terá problemas com isso. Não faltaram testemunhas de que as obras são suas. Acho que esse é o menor dos problemas.

Também não vejo instâncias de consagração, mas vejo muita gente ser admirada e, não sei dizer se isso já aconteceu com algum poeta, mas muitos blogueiros já saíram dos blogs para os livros, e em grandes editoras.

E mais do que criar novos leitores, é o que eu defendo no texto. Um bom site para um autor pode ajudá-lo a manter esses leitores, a aprofundar a relação leitor x escritor. Ou até mesmo escritor x escritor, em muitos casos, onde um será leitor do outro.

Além disso, principalmente na poesia, que não tem um grande mercado, os blogs podem ser importantes. Afinal, te conhecendo melhor, é mais provável que as pessoas se interessem pelos poemas. Depois vejo se mando um e-mail para falar de mais questões desse tipo, pelo a minha visão. Quem sabe pode ajudar na pesquisa.

Aline Veingartner

Olá,
vi seu site recomendado pela editora Multifoco no Twitter e decidi vir fuçar. Gostei muito do artigo! Tenho um blog, relativamente recente, que criei na tentativa de juntar alguns leitores, pois até o final desse ano acredito que meu primeiro livro será publicado. Ainda não tive uma explosão de visitas e comentários; são alguns aleatórios, a maioria de amigos próximos. O que você sugere como forma de divulgação do blog? Quais os melhores meios de divulgar? Atualizo constantemente minha página, tenho poemas, prosas, citações, enfim... Tenho o "produto" mas me falta aquele talento publicitário, hehehe...
Um abraço, e parabéns pelo site!

Leonardo Schabbach

Olá,

Você me enviou um e-mail, vou responder as perguntas por lá, ou ficaria um comentário excessivamente longo por aqui.

Abraço.

Marcio Rufino

OláLeonardo,

Gostei demais dos dois artigos que vc escreveu falando da importância dos blogs e redes sociais para escritores. Gostria de convidá-lo a visitar os blogs http://emaranhadorufiniano.blogspot.com
e
http://po-de-poesia.blogspot.com

Seus comentários serão muito bem vindos.

Abrçs!!!

Juliano Martinz

Boas dicas. O aproveitamento destes canais deve ser obrigatório para quem deseja atingir massas, ou mesmo, nichos.

http://corrosiva.wordpress.com

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger