Um homem. Um escritor. Um gênio. Talvez alguns possam discordar; ele tinha muitos opositores e desafetos, pregava uma série de coisas com as quais nem todos concordam, idéias que podem provocar a antipatia de muitos. Mas ninguém pode negar o talento, a habilidade com a palavra, com a prosa, a maneira fácil de guiar o leitor pelos caminhos de suas histórias, que, por sinal, são cheias de imaginação, de uma capacidade criativa única e original. Saramago escrevia, defendia, dissertava. Delineava com a ponta de seus lápis mundos novos, que nos faziam pensar e viajar; experiências em forma de prosa, prosa em forma de poesia.
O mundo perde o talento de um grande homem, de um notável escritor. A literatura ganha um ícone. E nossas vidas ficam um pouco mais tristes por sermos privados da possibilidade de entrar em contato com mais das fantásticas obras do autor.

Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!
Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.
7 Comentários:
Perdemos um grande escritor, mas ele nos deixou uma grande heranca e pra sempre: seus livros!
Belo texto, Leonardo!
Não cheguei a mer nenhum livro dele, mas vou obter o "Ensaio sobre a Cegueira".
Um mente brilhante que se foi, mas que ficará eternamente no mundo com seus livros.
saramago era gênio. e seu anticlericalismo fundamentado me entusiasma. perdemos o homem mas fica a obra!
O complicado é que tudo o que se fala hoje para enaltecê-lo para diminuir a sua importância; é pouco pelo o que representou para a literatura e para a sociedade. Escrever e defender suas convicções como fazia era a maneira dele fazer alguma coisa pelo mundo. E o fez com a perfeição que um ser humano pode fazer.
Muito boa homenagem, Leo. Você foi exato nas palavras. Agora, temos apenas o que ficou...
<><<
O físico se foi, mas o ser será eterno graças aos seus livros.
Acho que um pouco da Língua Portuguesa morreu junto com a morte do Saramago.
Postar um comentário
Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!