Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

9

Os segredos da ficção, por Raimundo Carrero

em 19 de ago de 2010.

Escrevo mais uma vez sobre um livro que posso considerar de cabeceira. Este, entretanto, não se trata de um livro de literatura por assim dizer, mas de uma obra que fala justamente sobre as sutilezas narrativas. Naturalmente, não deve interessar tanto àqueles que não encaram a escrita como um prazer ou um trabalho. De qualquer maneira, como eu havia prometido faz algum tempo - e voltei a prometer na minha penúltima postagem - indico aqui Os Segredos da Ficção por achar que se trata da melhor obra que li sobre este assunto. Na realidade, o livro é tão bom e traz tantas informações boas sobre a literatura que, mesmo quem não quer aprimorar sua habilidade narrativa, pode se interessar de algum modo por ele.

O que mais chama a atenção nesta obra do Raimundo Carrero é o fato de ela não querer se apresentar como um manual, como a maioria dos livros do gênero o faz. Como já disse no twitter, na minha opinião, a primeira regra para ser um bom escritor é justamente fazer suas próprias regras. Claro que isso não significa sair por ai escrevendo de qualquer jeito, mas, de alguma forma, precisamos procurar nossos modos particulares de contar uma história e, principalmente, de narrar esta história, isso é muito importante.

Em Os Segredos da Ficção, Raimundo Carrero também nos diz isso e ainda nos dá bases para que possamos adquirir mais conteúdo a respeito das diversas técnicas narrativas e de criação de personagens para que possamos nos tornar bons escritores. Durante toda a obra, ele nos traz citações dos grandes clássicos e apresenta de maneira bem didática suas idéias. Inclusive, grande parte das dúvidas que o pessoal apresentou nos comentários da minha penúltima postagem, são discutidas no livro.

Portanto, fica aqui minha indicação. Tenho certeza absoluta de que qualquer um que queira se tornar um escritor não irá se arrepender

9 Comentários:

thipen

Hmm parece bom, vou conferir o preço e, muito provavelmente, adquirir a obra, já que tenho interesse em aprimorar a minha escrita e leitura crítica.

Depois que adquir/ler volto aqui para dar minha opinião sobre a obra.

Att, Thipen.

www.thipen.wordpress.com

Tarcísio Mello

Até onde sei são raras as obras com esse tipo de conteúdo. Li há algum tempo atrás "Para Ler como um Escritor". Gostei bastante também.

Acredito que quem está começando a escrever, eu por exemplo, deve estudar ao máximo esse tipo de material. Afinal, um bom texto não pode depender apenas de inspiração.

Emanuelle Najjar

Já li uma parte desse livro. Não pude completar a leitura porque estava em fase de TCC na faculdade, mas é uma obra fantástica para os escritores. Vale a pena com certeza.

Pedro Jr.

Esse livro realmente é muito bom! Tenho um exemplar e digo que é altamente recomendado! Garantia de boa leitura àqueles que pretendem escrever, seja como hobby ou profissionalmente.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger