Sei que muitos dos seguidores do blog são também escritores - e não somente amantes da literatura. Por este motivo, é sempre bom apresentar novos projetos por aqui, creio que muita gente pode se interessar. Hoje falo de uma iniciativa muito legal da Bruna Maria (
@brumah), uma escritora que, inclusive, já teve um de seus contos publicados no
Na Ponta dos Lápis (um muito bom, por sinal, se quiserem conferir,
basta clicar aqui). Trata-se do projeto
As variações literárias. A idéia é bem simples. Os autores devem selecionar grandes obras da literatura e produzir variações em cima disso, deixando a própria criatividade definir o que deve ou não ser feito. Desta maneira, pretende-se publicar uma série de textos mensalmente, com o intuito de gerar uma espécie de revista eletrônica capaz de revisitas grandes obras do passado. Nas palavras da autora:
Com variações criativas e textuais, publicadas mensalmente, queremos revisitar, como releitura, obras já publicadas. A verossimilhança com a ficção de origem não é fundamental – mas é a base, é o ponto de partida para a elaboração da nossa ficção da ficção.
Em março, o projeto teve seu início. Achei o primeiro texto bem interessante, quem quiser conferir basta
seguir o link. Enfim, àqueles que tiverem se interessado pelo tema, podem visitar o site e se informar melhor. Também é possível ir direto para o link de
Como colaborar?
Espero que tenham gostado da dica. É sempre bom ver iniciativas como essa aflorarem. Agora que tenho mais tempo, quem sabe não participo do projeto também? =)
8 Comentários:
Legal, Leo, gostei. Vou até lá pra saber mais sobre o projeto.
Obrigada.
Bá, legal. Acabo de mandar um troço pra lá, que já tava pronto - tenho o hábito de escrever umas historietas com base em cousas alheias, troço de pósmodernista sem muita imaginação. Se eles publicarem, aproveite (m) pra dar uma lida. Intitula-se "Rio de Janeiro, antes do Sena". Se é que será publicado, é claro.
Ficarei de olho. Não sei como andam o número de textos enviados para lá, mas espero que o seu seja publicado =P
Olá!
Primeiro: muito obrigada pela divulgação aqui, Leonardo!
Segundo: recebi seu texto Marcos. Em breve te envio um retorno, no máximo em uma semana.
Abç!!
Oi, Bruna!
O recado é para a Mayra (não vi jeito e maneira de comentar o texto dela n'As Variações): o texto reverso ficou bom e aumentou a sugestão erótica contida no original, só ressenti-me da introdução, explicativa em demasia. Tchekov dizia que era de boa técnica cortar sempre as primeiras e as últimas linhas de um conto, e creio que ele tinha razão: isso deixa o leitor meio suspenso em uma situação não inteiramente dada e nunca in teiramente resolvida, de forma que o espaço para diálogo é maior. Obviamente, casa de ferreiro espeto de pau: eu mesmo não faço isso!
Oi Marcos!
Olha, vou tomar a liberdade de colocar seu comentário lá nos comentários do blog. O Leonardo me alertou para o fato de que é provável que os comentários lá estejam meio escondidos - e você não ter conseguido comentar prova isso. Vou ver se consigo melhorar aquilo lá. O Wordpress é meio difícil pra mim, rs.
=)Obrigada por deixar suas impressões!
cconhecem a http://www.livralivro.com.br ???
trocas de livros gratuitas!
recomendo!
Acho interessantíssimo construir uma outra versão de uma história, dar-lhe outro fim, como obra aberta; ou escrever uma história dentro de uma historia dentro de uma história...
Postar um comentário
Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!