Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

5

[Resenha] O Temor do Sábio

em 16 de dez de 2011.

Hoje faço a resenha do segundo livro da saga "A Crônica do Matador do Rei", do mais do que excelente escritor Patrick Rothfuss. Já fiz uma postagem sobre o primeiro livro da série, O Nome do Vento, e indico a todos que leiam, é de fato uma obra de enorme qualidade.

Como já havia dito anteriormente, após ganhar meu Kindle, não consegui me conter e acabei comprando O Temor do Sábio em inglês, pois queria muito continuar a leitura sobre as aventuras de Kvothe, personagem principal do livro. É difícil explicar tudo o que ocorreu em O Nome do Vento para que esta resenha fique completa, por isso indico a todos que leiam a postagem anterior, onde falo não só sobre o livro, mas também sobre o autor, Patrick Rothfuss.

A segunda obra da série, O Temor do Sábio, não decepciona. Aliás, é ainda melhor do que o já excelente primeiro livro. Quem acompanha o blog, sabe que não faço muitas resenhas, mas, de uma forma geral, quando faço, é de livros que realmente são excepcionais em minha concepção. Eu diria que o problema mais grave de O Temor do Sábio, o seu maior defeito, é que o livro, infelizmente, acaba. É claro, trata-se de um tijolão de mais de 1.000 páginas (com letra pequena e formato de livro maior). No entanto, ainda assim, quando você termina de ler o livro, você quer mais, quer saber mais a respeito dos mistérios apresentados, mais a respeito do Kvothe, quer saber como toda a saga irá terminar - o que, infelizmente, pode levar alguns anos.

A escrita de Rothfuss continua excelente. E sua atenção aos detalhes da trama continua a me surpreender. Coisas mínimas, imperceptíveis quase (não falarei sobre elas para não estragar coisas que virão, inclusive, nas próximas obras!), que aparecem no início do livro - ou em O Nome do Vento - são retomadas, quase como se tudo que é colocado na história tivesse uma conexão. É um trabalho monstro do autor, que certamente fará de sua saga um clássico da literatura fantástica adulta.

Em O Temor do Sábio, vemos Kvothe amadurecer, tornar-se mais poderoso e ainda mais "experiente", apesar de sua pouca idade. Somos apresentados também a novos povos do mundo de Rothfuss e a uma filosofia muito legal do povo de Adem (não sei como foi traduzido).

Enfim, a leitura é, como no primeiro livro, extremamente agradável - e muita gente certamente chegará atrasado na escola, no trabalho e etc... por ficar lendo o livro até altas horas da madrugada. A quem leu O Nome do Vento e não sabia se a compra valia à pena, posso dizer que vale. E a quem nunca leu nada da série, se curtir literatura fantástica, vá correndo iniciar a leitura; é um livro realmente muito bom.

5 Comentários:

Michel Filipe

Estou ansioso por comprar o segundo livro da série. Sempre indico esse livro para quem gosta de fantasia adulta. também quero a continuação de A Mão Esquerda de Deus de Paul Hoffman, que é ótimo aliás.

Boa resenha, Leo.

Leonardo Schabbach

Não conheço esse do Paul Hoffman, já vi e ouvi falar, mas não sei nem do que se trata.

E pode comprar "O Temor do Sábio" sem medo mesmo. É bom DEMAIS o livro =)

Ricardo Bertolucci Reginato

Ontem à noite fiquei lendo "O Temor do Sábio" até quase 2h. Ou seja, tudo o que falaste na resenha é verídico.

Raife Sales

É incrível como foi abordado o sexo nesse livro, a melhor parte com certeza foi o arco da Feluriana !

Anônimo

É realmente uma ótima coleção. Quero ler o segundo livro assim que possível. Mesmo que seja um livro adulto, eu que tenho só 13 anos adoro e recomendo.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger