Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

8

Um brinde à Literatura Fantástica voltada para o público adulto

em 29 de jun de 2012.

Nos últimos tempos, um fenômeno muito interessante começa a despontar no mercado editorial: o sucesso dos livros de literatura fantástica voltados para o público adulto. Como já citei em uma resenha e indicação aqui do blog, um dos grandes nomes deste processo é o Patrick Rothfuss (saiba mais sobre o autor aqui), com a sua trilogia iniciada com o livro O Nome do Vento. Mas, além dele, talvez o nome mais conhecido pelo grande público atualmente seja George R. R. Martin com suas Crônicas de Gelo e Fogo (que ganharam uma série muito aclamada pela crítica na HBO). Inclusive, o autor é apontado por muitos como o sucessor de Tolkien, criador de O Senhor dos Anéis e talvez o maior responsável pelo início, anos atrás, da tradição de livros de literatura fantástica para adultos - muito embora a paixão pela ficção científica, no início do século anterior, já fizesse parte da sociedade (no entanto, ficção científica e a fantasia de Tolkien são coisas muito diferentes).

Alguns poderiam apontar também Stephen King como um grande nome do gênero, porém eu, particularmente, não o incluiria no "bolo". Não por qualquer crítica ao seu trabalho, mas pelo fato de que o grande atrativo dos seus livros não é necessariamente a fantasia, mas o suspense, o mistério e o terror.

Enfim, a postagem de hoje, por todos os motivos citados, é feita justamente para comemorar o crescimento desse gênero, que é um dos meus favoritos - e que tinha pouco espaço no mercado nacional até recentemente. Também aproveito para indicar alguns bons nomes aos leitores. Além dos três autores citados no primeiro parágrafo, temos muitas coisas boas aparecendo no gênero, inclusive no Brasil. Aliás, no momento, estou no meio da leitura do livro O Guardião - Cidade das Sombras, pertencente ao estilo (embora não nacional) e, por enquanto, muito promissor.

Já sobre os autores brasileiros que despontam, destaca-se, na minha opinião, Eduardo Spohr (@eduardospohr), autor do best-seller A Batalha do Apocalipse (leia resenha aqui) e já uma vez entrevistado pelo blog (confira o bate-papo). As suas histórias, com personagens mais adultos, certamente se diferenciam um pouco da onda de livros para "Jovens Adultos" (YA Books) com temática fantástica que vem tomando o mercado desde o surgimento de Harry Potter. No entanto, vale ressaltar, foram justamente os livros YA que abriram o mercado para o crescimento da Literatura Fantástica adulta, uma vez que o sucesso que tais livros tiveram com a faixa etária mais velha mostrou que havia um interesse grande também por este nicho de público naquele tipo de histórias. Logo, começaram-se a publicar livros de fantasias mais focados em um público adulto.

Portanto, hoje, faço uma postagem para justamente comemorar essa popularização deste tipo de literatura - e também para avisar quem acompanha o blog que pretendo resenhar mais livros do gênero por aqui, além de trazer notícias e de fazer artigos sobre o assunto.

E, como sempre, se tiverem sugestões de postagens e de livros sobre este tema, é só colocá-las nos comentários, assim tornaremos o blog mais interessante aos fãs deste tipo de literatura.

8 Comentários:

Ivana Maria

Que legal saber que temos autores brasileiros envolvidos com esse estilo de Literatura Fantástica. O que não é verdadeiramente uma surpresa assombrosa visto que somos reconhecido pela nossa riqueza em criatividade. Acho legal esse tipo de leitura. Para mim, livro é como um "brinco" (foi a comparação mais pessoal que eu lembrei rsrs), eu não tenho um estilo único, utilizo o que atender ao meu estado de espírito no momento. Um abraço.

Leonardo Schabbach

Neil Gaiman talvez seja levemente outra coisa. Mas eu incluiria sim. Acho ele ótimo. Excelente lembrança!

Nosso Clube do Livro

A literatura fantástica adulta está crescendo a cada dia que passa, embora esse crescimento não traga qualidade no assunto, mas os poucos que estão se difundindo por aí são de uma qualidade incrível. E incluo você aqui Leo! (amo suas obras)

Como fã da Fantasia adulta, espero que cresça cada vez mais e que venha mais adeptos, e que venha mais estudos, e que venha mais autores.

Leonardo Schabbach

Legal, Ivana! Eu vou um pouco por aí também, tenho um ou outro estilo favorito, mas caminho por vários tipos literários e gosto um pouco de todos.

E valeu também ao pessoal pelo elogio a minha escrita. Fico feliz com o reconhecimento. =)

Anônimo

O Elo ( Leny Costa) um bom livro de ficção, uma história de amor e amizade, misturado com ficção, li e gostei :D

Jones

neil gaiman com certeza se categoriza como autor de literatura fantástica pra adultos.

Jones

neil gaiman com certeza se categoriza como autor de literatura fantástica pra adultos.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger