Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

10

O que é bom e o que é ruim nos blogs literários?

em 3 de ago de 2012.

Na última postagem que fiz em que falava sobre a importância dos blogs literários em nossa sociedade, deixei claro que, na minha concepção, o "boom" de blogs sobre literatura é realmente muito positivo. Defendi, inclusive, a idéia de que, cada vez mais, os blogs literários tomam um espaço que antes era destinado à crítica. Afinal, mesmo que os autores não sejam pessoas com toda uma formação voltada para o trabalho de ler, analisar e resenhar livros, suas opiniões, com cada vez mais frequência, têm se tornado extremamente importantes para os ávidos leitores, especialmente os jovens, que buscam saber das melhores novidades do mercado.

No entanto, como diriam alguns, nem tudo são flores. Aliás, nos próprios comentários da última postagem, um dos leitores (Herick Shaiblich) atentou para o fato de que nem todos os blogs literários têm tanta qualidade assim. E, infelizmente, isso é uma verdade.

Por isso, a postagem de hoje é justamente para falar de um segundo "fenômeno" que ocorreu após a explosão dos blogs. Como eu disse, há alguns espaços já mais antigos, muito mais antigos, que foram criados em seu início por autores que apenas gostavam de ler e tinham a vontade de divulgar as novidades e as suas opiniões sobre as obras na internet. Porém, conforme o sucesso destes espaços cresceu, surgiram as primeiras parcerias em que editoras enviavam livros para os blogueiros com o intuito de que eles resenhassem e fizessem sorteios. Esta prática, logicamente, gerou dois novos problemas.

1) Criou uma quantidade massiva de "leitores de blog" que apenas "seguem" a publicação para concorrer nas dezenas de sorteios oferecidos (e seguem milhares de blogs, unicamente com este objetivo)

2) Blogs criados com o único intuito de ganhar "seguidores" rapidamente (os seguidores do tópico 1) para que os seus autores possam receber livros de graça das melhores editoras.

Ou seja, temos dois GRANDES problemas. O "boom" dos blogs literários, embora tenha os seus muitos pontos positivos - pontos estes que continuam aumentando conforme os blogs maiores, mais antigos (e também os mais novos, mais sérios e criativos) se especializam cada vez mais, organizam-se cada vez mais e trazem cada vez mais conteúdo original - o número de espaços na internet sem qualquer tipo de qualidade também cresce assustadoramente. E são justamente estes blogs, muitas vezes até pessimamente escritos, que são criados com a única finalidade de se "conseguir livros de graça". Virou moda. E gerou um ciclo vicioso.

Pois quanto mais blogs do tipo existem, mais "leitores fantasmas" (aqueles que só participam de promoções e não se envolvem) aparecem. E isso gera até mesmo um grande problema para os blogs de qualidade. Afinal, números de seguidores altos realmente indicam que determinado blog é influente? Provavelmente não. É possível, através de seguidas promoções, se ter um número altíssimo de seguidores, em diversas redes sociais diferentes, sem que se tenha qualidade, credibilidade e influência. O que, de quebra, gera ainda um terceiro problema. Será que as editoras continuarão tendo confiança nos blogs literários para divulgar seus livros? Será que eles têm influência neste sentido? E o pior: será que os leitores podem confiar neles para obter um conteúdo de qualidade?

Bem, a resposta é simples. Há casos e casos. Mas é sempre importante estar atento aos blogs de baixa qualidade, aos "leitores fantasmas" e a este ciclo vicioso, baseado apenas em promoções.


_____________________

Nota: aproveitando o papo sobre "seguidores'. Nesta semana foi criada a página do Facebook do blog. Agora vocês podem seguir as atualizações por lá! Vamos ajudar o Na Ponta dos Lápis a crescer e "curtir" a página. Em apenas 4 dias, já conseguimos um bom número de fãs. Seja mais um! (usem a caixa colocada no menu à direita para "curtir" ou acessem a Fanpage diretamente)

10 Comentários:

Luiz Teodosio

Apesar desses problemas, acredito que esses pseudo-blogs literários possuam uma expectativa de vida muito menor do que aqueles mais sérios - e não me refiro apenas na qualidade das postagens, o que é ótimo, mas que pelo menos tragam uma organização vistosa aos leitores e não use esse artifício de promoções para angariar uma chuva de leitores fantasmas).
Um mínimo de qualidade e uma razoável organização são requisitos que (pelo menos para mim) atraem leitores.
Bom, mas eu simplesmente não participo desses sorteios... Nunca ganho mesmo, rsrs.

Mária Santos Neves

Olá, você realmente pôs o dedo na ferida. Eu tenho um blog onde posto as minhas leituras e sou muito criteriosa nas resenhas, ficando na contramão de dezenas de outros blogs, com centenas de seguidores, porque escrevo sobre meus livros preferidos e não sobre lançamentos. E já havia atentado para este "fenômeno" de blogs que fazem concursos em parceria com editoras. O fato é que eu sou muito escrupulosa para "chamar" seguidores por meio de concursos, simplesmente não consigo, acho desonesto e fere até o princípio de quem realmente ama os livros, pois, como você mesmo disse: os seguidores são meros caçadores de prêmios. Vejo também muitos blogs de best-sellers, tudo que está na lista dos mais vendidos aparece lá, não necessariamente bons livros. Já tive interesse em participar de um ou outro " concurso", mas esbarrei na premissa de ter que " ser seguidor". Recuso-me a seguir um blog apenas para "constar". Porém, como disse o leitor acima, esses blogs vão passar, pelo que vejo os livros oferecidos nem são tão bons assim, nem as editoras tão confiáveis. Há luz no fim do túnel. Espero. ( http://todolivro.blogspot.com )

Leonardo Schabbach

Luiz, concordo com você. Creio que com o tempo esses blogs acabem por perder espaço e as próprias parcerias, já que não terão efeito. É o natural. Aliás, os blogs têm que ficar de olho para irem melhorando e se adaptando às novas tendências da internet.

Mária, excelente comentário. Eu até acho legal os sorteios. Acho que aumenta a interação dos blogs com seus leitores. Acho que exigir que a pessoa siga o blog também é legal, ajuda a crescer também. O problema é que há blogs que SÓ fazem isso. Blogs que resenham qualquer livro e falam bem dele, mesmo que seja muito ruim, só para não perder a parceria.

Então, acho que o lance das resenhas e sorteios é interessante, bem legal. Mas tem que ser feito com cuidado e critério.

Isie Fernandes

Oi, Leo.

Também concordo com o que você disse aqui no comentário. A descrição do meu blog é "Literatura, Gastronomia e o que mais me der na telha". Eu resenho livros e sorteio alguns, tudo por minha conta. É claro que desejo fazer parcerias, mas sinceridade e autenticidade nunca poderão faltar. Aliás, pelo que entendo, as editoras enviam algumas cortesias por conta própria, mas o blogueiro tem direito a escolher os títulos que deseja receber. Se não fosse assim, o que seria de mim, que pouco aprecio a literatura fantástica?

É importante lembrar que os blogueiros trabalham muito para manter seus blogs ativos. Estamos sempre lendo e comentando as postagens dos colegas, pesquisando as preferências dos leitores, inventando promoções e novas colunas a fim de agradar o público... O aumento do número de seguidores favorece bastante, torna o blog popular e mais visível nos sites de busca; uma recompensa justa diante do tempo e esforço investidos.

Concordo que há blogs apenas resenhando e promovendo sorteios de livros - isso não é muito legal. Mas há blogs que seguem uma linha parecida e possuem qualidade. Alguns contam com bons colunistas, blogueiros que escrevem bem, leem muito e nos ajudam bastante na hora de escolher títulos e autores. Eu tenho uma lista mental de blogs literários favoritos, e outra de blogs medianos e ruins. Independente de como os classifico, vou aprendendo sempre com seus erros e acertos.

Parabéns pelas postagens. Nem sempre comento, mas estou lendo quase tudo e ouvindo os podcasts.

Grande abraço,

Isie Fernandes - de Dai para Isie

Leonardo Schabbach

Legal, Isie. Excelente comentário, pena no blog não ter a opção de "curtir", hahaha.

Herick Martins Schaiblich

Olá, Leonardo.
Desculpe demorar tanto para aparecer depois de fazer alvoroço no post anterior e até ser citado neste. Mas é um ponto que eu realmente precisava ressalvar.
Existem muitos, mas muitos blogs mesmo que utilizam apenas de promoções e sorteios para conseguir seguidores e, em consequente, parceria com TODAS as editoras que conseguir, de forma que fica aquela vida de irresponsabilidade para com a editora e os leitores, com resenhas de péssima qualidade e etc.
Contudo, também vejo esses sorteios com bons olhos, são excelentes incentivos para alcançar novos leitores e aí basta ter um bom blog e ele começará a crescer, pouco a pouco. Eu mesmo participo de bastante promoções (quando descobri isso, até exagerei demais, mas estou melhorando agora haha) e já ganhei 5 livros, o que é ótimo para mim, que dependo financeiramente dos pais e não tenho permissão para sair gastando a torto e a direita.
Parceria com editoras também é um ponto delicado, mas extremamente bom para as duas partes se souber dosar e aplicar. Acho que os blogueiros deviam tentar fazer parceria apenas com editoras que publiquem obras de seu interesse, mas o que vejo é uma luta incessante para obter mais parcerias, independente do interesse que o blogueiro tem pelos livros daquela editora.
Enfim, é um assunto complicado, pois se trata de algo que, amplamente, tem uma ótima finalidade, mas completamente cheio de seus apesares aqui e acolá.
Abraço e até a próxima!

Flavio P. Oliveira

Gostaria de falar doutro ponto de vista.

Lancei meu livro, de forma independente, em junho e procurei parcerias com alguns blogs literários, mas nenhum blogueiro desses maiores blogs sequer respondeu ao pedido de parceria. Fiz parceria com três blogs menores, o que considero um começo importante.

Existem blogs menores feitos por pessoas bem inteligentes e com capacidade, e blogs maiores que não entendo como cresceram tanto.De qualquer modo, fiquei feliz e serei sempre grato aos blogueiros que aceitaram o desafio de ler meu livro independente, no meio de tantos outros enviados pelas grandes editoras.

Kleris

Por trás das flores, cada vez mais espinhos evidentes. Da mesma forma que leitores se passam por simples comentários, alguns blogueiros se fazem por simples postagens pra acumular. Nem tudo é muito bonito nessa blogosfera.
Tem a concorrência, o desvio de interesses (como essa de esperar livro de graça), a avidez incansável (estamos lendo mesmo ou correndo pelo texto?), promoções desesperadas por seguidores, promoções desesperadas por atenção, leitores fantasmas, modinhas, barracos... e não tá parando. É por aí que vem a decepção ora e outra com os blogs literários. Boa parte do boom já começa pelos motivos errados.
Blog pequeno, blog grande, é responsabilidade, afinal, a pessoa está em direta comunicação com outras pessoas. Tem rolado muito desrespeito quanto a isso, a exemplo aí do Flávio acima.
Só que eu vejo isso como inevitável mesmo... esse lado mais publicitário que os blogs estão trazendo tem meio que atrapalhado todo mundo. Pra mim, o que 'matou' foram as parcerias. No blog mesmo do Vergonha Literária a gente vê os abusos, as exigências, o vulnerável... o que é um blog hoje sem parceria? Bom, acho que pra essa parte falta um pouco de mais cuidado. Respeito quem faz parceria, mas de fim, não concordo muito com eles.

Waniluci Lopes Ribeiro Adinolfi

Apesar de o blog não estar tão atualizado, achei muito interessante a discussão a respeito do que há de bom e ruim nos blogs literários: necessitamos realmente da palavra dos autores, suas opiniões e resenhas, com maior frequência para nos mantermos atualizados com as novidades do mercado literário.

Waniluci Lopes Ribeiro Adinolfi

Olá, Leonardo! Muito interessante esse editorial sobre o que é bom ou ruim nos blogs literários: os leitores realmente necessitam da palavra dos autores, suas opiniões e resenhas a respeito das publicações. Isso tudo deve ser feito com uma maior frequência para que possamos nos manter atualizados com as novidades do mercado literário. Um abraço.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger