Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

2

Produção de conteúdo na internet - Case Porta dos Fundos e SPOLETO

em 30 de ago de 2012.

Nesta semana ocorreu um case de marketing muito interessante, que bate justamente com parte do que eu disse na postagem anterior do blog: Produza conteúdo ou morra! Isso porque, uma consequência do que eu dizia, era a de se perceber como, os blogs e sites, a partir do momento em que começam a produzir conteúdo, começam a ocupar um espaço diferenciado na sociedade, tornam-se veículos de comunicação cada vez mais importantes e influentes.

Na realidade, para os que acompanham o Na Ponta dos Lápis, isso já se mostrava, de alguma forma, quando fiz uma postagem sobre blogs literários (Qual o papel dos blogs em nossa sociedade?). Ali, eu já indicava que, pelo fato de esses blogs produzirem conteúdo de qualidade, eles já começavam a tomar um espaço que antes era reservado aos grandes veículos de comunicação - que é o da crítica literária. O mesmo fica evidenciado pelo case do Porta dos Fundos, um canal do youtube criado para ser uma espécie de TV na internet e a rede de alimentos SPOLETO.

Primeiramente, quero ressaltar exatamente isso. O Porta dos Fundos é, de fato, uma televisão na internet. E isso é bem claro, pois, cada vez mais, os jovens têm assistido televisão pela internet e pelo youtube. Ou seja, esta produção de conteúdo de que falava na última postagem começa a mudar o panorama de blogs e sites na internet. E o próprio panorama do mundo do entretenimento tem mudado neste sentido. É um fenômeno muito interessante, e que deve de fato ser observado e estudado. O case em questão, como eu disse, mostra justamente isso: a força desse conteúdo que começa a surgir na internet. O canal Porta dos Fundos veiculou um vídeo de humor (muito engraçado, por sinal), em que um atendente do SPOLETO pressionava a cliente a escolher logo os seus ingredientes. A cena é realmente engraçada - e brinca um pouco com o próprio atendimento real do SPOLETO, que tende a apressar mesmo os clientes.

Vejam o pequeno vídeo abaixo:


Como irão notar, o programa teve MUITO sucesso, um número incrível de views - e, por isso, ficou evidenciado um problema da rede alimentícia. Além disso, mal ou bem, sua imagem poderia ser prejudicada pelo vídeo. Isso tudo pela enorme repercussão da pequena cena de humor (que em muito pouco tempo já tem quase 600 mil views no youtube). E a repercussão foi tão grande, que o próprio SPOLETO não pôde ficar de braços cruzados, o que mostra exatamente o que eu falei mais acima: esta produção de conteúdo na internet vem, sim, tomando cada vez mais o espaço e, principalmente, a influência das mídias tradicionais.

Em resposta ao vídeo de humor, o SPOLETO produziu um novo programa, igualmente genial, mostrando que não só souberam aceitar a crítica (e se ironizar) como que estão atentos ao apelo popular. Foi realmente uma resposta genial por parte do pessoal da empresa.

Vocês podem conferir o novo vídeo humorístico aqui:


Enfim, muito legal, não é?

Achei o case sensacional, não só pelos programas (todos muito engraçados), como por ele evidenciar uma mudança importante que ocorre em nossa sociedade em termos de meios de comunicação.

E vocês, o que acharam?

2 Comentários:

Maurem Kayna

os vídeos são hilários, muito bom mesmo! Mas há que se considerar, para quem possa acreditar que esse nível de sucesso pode acontecer a qualquer um, que além de produzir conteúdo de qualidade, com frequência adequada, é preciso algum tempo de história, ou, traduzindo, trabalhar duro até chegar "lá".

Norbert

Boa tarde!

Gostaria de compartilhar uma nova obra da qual sou coautor.

Trata-se do livro de poesia concreta Celeste Inválido Silício, o qual é todo em Realidade Aumentada!

Segue o link do livro: http://www.ckirner.com/poemas/

Link do Face: http://www.facebook.com/pages/Celeste-Inv%C3%A1lido-Sil%C3%ADcio/539389422753167

Abraço!
Norbert Heinz
www.canibapitalista.com

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger