Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

3

Gigantes de Aço: quando a ficção antecipa a realidade - ou, primeira luta entre robôs confirmada

em 21 de jul de 2015.

Faz um bom tempo, antes de fazer minha parada com o blog, eu escrevi uma postagem a respeito do filme Gigantes de Aço, elogiando seu exercício de ficção científica. Lembro-me de que, quando vi o filme, lá eles diziam que a primeira luta entre robôs havia ocorrido no ano de 2014 ou 2016, algo assim, e eu ponderei: "aparentemente eles erraram feio nessa previsão".

Bem, pelo visto, era eu quem estava enganado. Nas últimas semanas, a empresa MegaBots Inc. lançou um desafio à japonesa Suidobashi Heavy Industry, ambas produtoras de robôs mecha, pilotados por seres humanos.

A resposta dos japoneses, porém, surpreendeu. Seu fundador, Kogoro Kurata, não apenas aceitou a proposta, dizendo que "não podemos deixar outra nação vencer. Robôs gigantes são a cultura japonesa", como ainda pediu mais. Segundo ele, "apenas construir algo e colocar armas nisso. É... super americano". Por isso, ele não quer apenas uma batalha com armas de paintball, mas indica que quer algo mais similar ao boxe mesmo, como apresentado em Gigantes de Aço.

Logo, a data de 2014 ou 2016 (realmente não lembro) não estaria de todo errada, uma vez que a expectativa é de que a luta ocorra daqui a um ano. Achei isso extremamente interessante, pois nos mostra, uma vez mais, a incrível capacidade que os ficcionistas possuem de antecipar a realidade, algo que deve, certamente, ser muito valorizado. Não à toa, faz um tempo, fiz um pequeno podcast sobre Júlio Verne (que nada tem a ver com Gigantes de Aço), autor de ficção científica famoso por antecipar muitas coisas. A gravação, porém, se perdeu. Por isso, prometo fazer uma postagem sobre ele mais à frente.

Para quem ficou interessado, abaixo está o vídeo que retrata o aceite da proposta. Agora é acompanhar e torcer!

3 Comentários:

Leonardo Schabbach

Vai ser legal mesmo. E confesso que não esperava que o filme acertasse nesse quesito!

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger