Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

2

Confira a agenda de José Saramago no Brasil

em 24 de nov de 2008.



A notícia não é nova, mas como a visita do grande escritor português ao país se dará nesta semana, ela se torna algo de grande importância. O vencedor do Nobel de Literatura em 1998, José Saramago, e autor do livro “Ensaio sobre a cegueira” – recentemente adaptado ao cinema – virá ao Brasil para divulgar o lançamento mundial de seu novo livro, “A Viagem do Elefante” (Companhia das Letras). O autor será homenageado pela Academia Brasileira de Letras, em cerimônia a ser realizada no Rio de Janeiro, no próximo dia 26, com senhas sendo distribuídas para o evento no dia 25. Depois, Saramago segue para São Paulo, onde participará de um encontro com fãs no Sesc Pinheiros, no dia 27.

Ainda não posso dar minha opinião sobre o novo livro do autor português, lançado no início de novembro no Brasil. O que se sabe é que a idéia da obra surgiu quando Saramago se sentou para comer em um restaurante na Áustria chamado “O Elefante”. A história se baseia em um fato verídico, ocorrido em 1551, quando dom João III, então rei de Portugal, decidiu presentear o arquiduque da Áustria com um elefante indiano. Uma comitiva foi organizada para levar o animal de Lisboa até Viena. Naquela época, poucos sabiam o que era um elefante, de modo que a sua passagem provocava as mais diversas reações.

Saramago aproveita-se deste fato inusitado para explorar ao máximo a sua imaginação. Como o próprio autor revelou recentemente em entrevista sobre o lançamento de seu livro em espanhol “o que conta não é tanto a experiência, o que conta é a imaginação, a capacidade de inventar”. Esta, inclusive, é uma das características mais marcantes de Saramago. Em seus livros mais recentes – “Ensaio sobre a cegueira”, “Ensaio sobre a lucidez” e “Intermitências da morte” – o autor se destaca por sua veia imaginativa, tomando como ponto de partida situações incomuns por ele imaginadas. Para quem gosta de uma literatura bem escrita e de uma ficção bem estruturada e inovadora, aconselho a leitura destes três livros, pois talvez eles sejam os melhores produzidos por Saramago até então (ainda há de se ler “A viagem do Elefante”).

Durante a semana, embora esteja um pouco ocupado, pretendo fazer algumas observações a mais a respeito da produção literária do autor, a conferir.


Confira a agenda de José Saramago no Brasil

RIO DE JANEIRO

Quarta-feira, 26 de novembro, às 17h30,no Salão Nobre do Petit Trianon
Academia Brasileira de Letras
Av. Presidente Wilson, 203 - CasteloRio de Janeiro
Telefone: 3974-2500

Serão distribuídas senhas no dia 25/11, a partir das 12h.
Lugares limitados.
Transmissão do evento pelo portal ABL.


SÃO PAULO

Leitura de Sandra Corveloni

Quinta-feira, 27 de novembro, às 20h30
Sesc Pinheiros - Teatro Paulo Autran
Rua Paes Leme, 195
Telefone: 3095-9400


Os seguintes sites foram utilizados como fonte para este post:
http://www.pontolit.com.br/blog/2008/11/23/saramago-no-brasil/
http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art270358,0.htm


2 Comentários:

Luiz Carlos Mendes

Parabéns pelo seu blog literário. Eu também sou fã do Saramago.

Ats. Luiz Carlos Mendes.

Visite nosso blog: oaleph2008.blogspot.com

eduardo

O blog continua mto bom, valeu pela informação. VÊ se continua botando mais poesias de escritores consagrados tbm!

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger