O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.
O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.
Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.
Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.
Comentário: Essa postagem tem dois motivos. 1) Para testar a ferramenta do blogger e programar os posts e 2) Achei o poema realmente incrível. Acho que Carlos Drummond de Andrade é o poeta que melhor consegue falar de amor evitando cair no senso-comum e no brega. Ele fica ali, bem próximo da linha, mas fala de amor com uma originalidade incrível. E mais tarde hoje, quando eu acordar (hoje é dia de dormir até tarde), coloco a parte final do segundo caso de minha série de contos policiais.
Lembrete: você pode conferir o poeta declamar uma de suas obras na postagem "Poemas de Carlos Drummond de Andrade". (contém também dois poemas curtos)
Rapidinha 1 - Sempre aconselho a quem gosta de Drummond comprar o livro "Farewell". Para mim é o melhor livro que se pode comprar do autor. Além de ter poemas que a maioria desconhece, há também os mais famosos. No geral acho que é o livro com os melhores poemas do autor. Vale a pena conferir!

Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!
Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.
2 Comentários:
Mandou bem, caríssimo!
Belo texto. Aliás, as letras e palavras de Drummond, torna este poema um daqueles que a gente declama somente àquela mulher especial que faz o amor possuir um significado divino e nos inspire evoluir espiritual,mental,emocional e fisicamente.
Abraços meu irmão
Esse é muito bom, é meu poeta favorito. Não conhecia o poema não, bem legal o blog, parabéns.
Postar um comentário
Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!