Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

0

Rapidinhas literárias e Page Rank

em 1 de nov de 2009.

Sempre gosto de separar um post ou outro do blog para falar de outras iniciativas legais no mundo da literatura, especialmente aqui no espaço cibernético. Mais uma vez vou falar um pouco sobre alguns pontos fortes de alguns dos blogs que acompanho, sempre que aparece uma coisa nova, diferente, eu tentarei colocar por aqui. Além disso, vou falar um pouco sobre o Page Rank do google, que aparentemente foi atualizado (o meu foi). Tenho algumas explicações e ponderações a respeito, o que pode interessar aos amigos blogueiros.

Versos Brancos - É um blog muito legal, que sempre tenta trazer importantes e recentes notícias literárias. Além disso, para quem escreve poemas e contos, pode ser uma ferramenta legal também. Lá vocês podem enviar seus textos para vê-los publicados no blog. Boa oportunidade para quem quer colocar seus textos por ai, mesmo que o Versos Branco ainda esteja crescendo. Enfim, é uma excelente iniciativa.

Fio de Ariadne - Um blog já bem tradicional sobre literatura. Tem um bom tempo na internet e costuma ser atualizado com constância, volta e meia com a republicação de excelentes contos. Enfim, vale checar.

Imaginário Poético - É um blog que comecei a seguir não faz muito tempo. Lá, há umas postagens bem legais, trazendo trechos selecionados a dedo de grandes autores da literatura e até mesmo da filosofia.

Ofício Literário - Um blog com conteúdo muito legal. Não é atualizado com uma freqüência alucinante, mas compensa o tempo a mais de espera (que não é muito) com postagens de extrema qualidade. Vale checar!

Abre Aspas - Não é especificamente um blog de literatura, fala mais de comunicação, redes sociais e etc... Como essas coisas nos cercam o tempo inteiro (alguém não ouviu falar em Orkut, Facebook, Twitter?), a leitura é muito interessante.

Enfim, numa outra postagem falo mais de outros blogs e outras iniciativas legais. Agora irei falar um pouco sobre Page Rank. Como disse, aparentemente ele foi - ou está sendo - atualizado. Fico feliz em dizer que em quatro meses me dedicando ao blog consegui elevá-lo para 3. Acho que é um bom começo para um site de literatura e tentarei aumentá-lo ainda mais nas próximas vezes. Por isso, quem quiser ajudar blog a crescer pode adicioná-lo ao seu blogroll ou copiar o banner ali à direita - entretanto, tenho minhas razões para acreditar que o bloroll seja uma ferramenta mais eficiente e segura de se conseguir PR, mas isso fica para um possível outro post.


O que é Page Rank?

Para quem não sabe, irei dar uma leve explicação. O Page Rank nada mais é do que uma maneira encontrada pelo google de identificar um site como relevante ou não. Ele funciona da seguinte maneira: cada link que sua página recebe é considerado um sinal para o google de que ela é relevante. Entretanto, se este link vier de um site de Page Rank alto, ele valerá mais do que de um ainda mal rankeado. Da mesma maneira, quanto mais links você coloca para outros sites na sua página, menor será o valor do seu voto para as páginas que você linkar (mas vale lembrar que o seu Page Rank não é afetado por isso). Quando você "indica" muitas páginas de uma vez, seu rank é dividido pela quantidade de links que você utiliza, o que significa que se você indicar muita gente, seu "voto" para não valerá tanto assim, mesmo que seu rank seja alto.


Qual a importância do Page Rank?

Naturalmente, por ser o valor de relevância dado ao seu site, o Page Rank ajuda - e ainda ajuda muito - o seu site a aparecer em boas posições nas pesquisas feitas no google. É muito mais fácil para um site de Page Rank alto conseguir colocar seus artigos nas primeiras posições das pesquisas em palavras-chave importantes (o famoso google page 1). Para quem não sabe, o Page Rank varia de 0 a 10, sendo que dificilmente um site consegue atingir um total de 9 ou 10 (que para mim é impossível), ainda mais no Brasil. Para terem uma idéia, a Globo.com e o Terra tem um valor de 7.

Agora vou explicar o porquê de eu achar impossível algum site alcançar Page Rank 10. Isso porque, pelo que entendi quando li sobre, você ter um Page Rank 3 como o do meu blog significa que, para o google, seu site é mais relevante do que 30% dos sites presentes na internet. Deste modo, para que um site tenha um Page Rank de 10, é preciso que ele seja mais relevante do que 100% da internet, ou seja, é a história do Highlander (=P), só pode haver um; e esse um, como todos sabemos, é o google. No máximo posso aceitar que algum site alcance o Page Rank 10 por arredondamento, isto é, o sistema considerá-lo mais relevante do que 96% dos outros sites e, por isso, conceder-lhe um PR de 10. Enfim, espero que a explicação tenha ficado clara e possa ter ajudado vocês a entender melhor como a coisa funciona. Se quiserem que de vez em quando eu fale mais sobre este tipo de coisa (como checar seu PR e etc...), é só deixarem um comentário.

0 Comentários:

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger