Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

7

Antologia de contos a ser organizada e lançada pelo blog

em 14 de abr de 2010.

Tenho uma excelente notícia a dar a todos os leitores, principalmente aos que escrevem, do Na Ponta dos Lápis. Firmei uma parceria com a Editora Multifoco (saiba mais sobre a editora aqui) para organizar uma antologia de contos pelo blog e também pelo meu Fórum de Literatura Fantástica. Muitos detalhes ainda precisam ser definidos - como prazos de entrega, nome da coletânia e etc... -, mas já posso adiantar qual será a temática e também como funcionará todo o processo.

Primeiramente, gostaria de ressaltar que a minha idéia com esta antologia não é de apenas criar um livro de contos com um "bando de autores dentro" e ficar por isso mesmo. Quem acompanha o blog sabe: venho sempre buscando maneiras de valorizar a cultura literária, os escritores, os bons livros. Portanto, com a antologia pretendo criar um livro de contos de qualidade, que faça alguém comprar e até indicar para amigos por gostar do que leu. Será um processo longo de análises e seleções, mas espero conseguir um resultado final muito bom e prometo divulgar a antologia da melhor maneira possível.

As datas e o próprio nome serão definidos em breve, mas já posso adiantar aqui qual será a temática. A antologia se focará em contos ligados à literatura especulativa, mas que tenham a intenção de investigar, de alguma maneira, características humanas, filosóficas ou de nossa sociedade. É um gênero pelo qual me interesso, faz parte de minhas pesquisas acadêmicas, e que tem crescido muito. Querem alguns exemplos? O escritor português Gonçalo Tavares, que sempre elogio muito aqui, tem alguns contos neste sentido (leiam O Homem Mal-Educado), o José Saramago (Ensaio sobre a Cegueira sendo a obra mais conhecida), o Ítalo Calvino (vejam aqui uma resenha sobre O conto do cavaleiro inexistente) e, claro, o Jorge Luis Borges. Geralmente, este tipo de literatura parte de uma idéia absurda (fora de nossa realidade) ou do famoso "E se.." (característica das histórias alternativas) para provocar reflexões e, de alguma forma, fazer uma "investigação" de determinado assunto (meu conto O Segredo de Vinícius é um outro exemplo que podem conferir).

Os textos devem ter no máximo 10,000 caracteres. Além disso, é possível que um mesmo autor tenha mais de uma obra selecionada. Como todas as antologias da Multifoco, os selecionados irão receber 15 exemplares para vender por consignação, para ajudar na divulgação da antologia. Os livros não vendidos serão devolvidos a editora sem custo algum para o autor. Ou seja, quem souber divulgar a obra ainda pode lucrar com seus exemplares.

Enfim, espero que tenham gostado do projeto!

7 Comentários:

Israel Teles

Jorge Luis Borges é o cara, Ensaio sobre a Cegueira é um livro impressionante... Lerei as outras referências citadas no post para compreender mais desse estilo.
E mãos à obra ;)
Bacana a iniciativa!
Abraço!

antes da chuva

Projeto bom, parabéns. Do borges também gosto das possibilidades especulativas do Ficções.
Salve Leo.

Vanessa

Excelente projeto, aliás esse blog aqui tá muito bom e aproveito para deixar meus parabéns. Vc conseguiu algo muito importante num blog, estilo e proposta concreta. Parabéns mais uma vez.

Leonardo Schabbach

Valeu pessoal, agradeço mesmo os comentários positivos. Como eu disse, dará trabalho, mas acho que será um projeto muito positivo, importante. Espero continuar podendo trazer coisas assim pro blog. E muito conteúdo também!

Abraço.

Nanda

Ei Leo,

É um ótimo projeto, parabéns pela iniciativa e muito sucesso na empreitada.

Abraços,

Nanda.

Jana Lauxen

Oi Leo.
Super bacana a iniciativa, e a temática também.
Estarei torcendo para que tudo saia exatamente como deve sair.
Conte comigo para o que precisar, e bem vindo a grande família Multifoco, hahaha.
Grande abraço!
;)

Bruna Maria

Acho ótimo o projeto, de verdade. Boa sorte com ele, tomara que dê tudo certo.
O que mais me chamou a atenção foi a escolha da temática. Quando li, confesso que liberei um "ufa". Senti uma felicidade em poder explorar essa questão da literatura especulativa, sair um pouco de uma certa tendência atual que não investe muito nela (na minha humilde opinião, rs). Achei ótimo e estarei de olho por aqui, conferindo as próximas informações.

Abraço!

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger