Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

11

1ª Semana de Poesia no Blog

em 29 de mai de 2010.

Interessante o título, não? Explico. Todos aqui sabem que eu gosto muito de poesia, que é talvez o que eu mais goste na literatura. Todos sabemos também que muitos dos leitores daqui têm a mesma opinião. E, por fim, todos sabemos que o mercado trata muito mal os poetas, assim como os próprios suplementos literários. Não há tanto espaço, até porque não há muitos suplementos literários de grande alcance no país, infelizmente. Por todos esses motivos, resolvi que na próxima semana (ou nos próximos nove, dez dias), pela primeira vez, o blog se voltará unicamente para a poesia.
[Nota: saiba mais sobre a programação da Semana de Poesia (entrevistas, sorteios e concursos): confira aqui]

Começarei com a resenha, entrevista e promoção do livro As Cidades, do poeta Francisco Pipio, publicado pela 7Letras (se possível, publicarei alguns  poemas do livro num segundo dia para vocês apreciarem); devo também fazer uma postagem sobre o mercado literário, blogs e poesia. É provável que apareça um poema meu, já que estou para terminar alguns - se eu achar que algum é bom o suficiente para ser publicado, posso acabar postando. Além disso, gostaria de perguntar a vocês quais autores (conhecidos ou não) vocês gostariam de ver aqui, posso postar alguns poemas, se for possível, dos poetas escolhidos. Se tiverem outras idéias para a semana, por favor, deixem nos comentários, assim podemos dar início a uma iniciativa bem legal. Por isso, peço a participação de todos. E no último dia de nossa 1ª Semana de Poesia tentarei uma entrevista com alguém especial, só não vou prometer nada para não decepcionar o pessoal caso não consiga.

Agora alguns bônus. Já que estamos dando um semi-pontapé inicial nesta semana voltada para poemas, coloco alguns links interessantes para vocês:

Uma matéria no Prosa e Verso deste sábado interessantíssima sobre Carlos Drummond de Andrade. Vocês sabiam que ele começou se auto-publicando? Pois é, às vezes pode dar certo, até mesmo para os poetas! (é preciso abrir o blog do Prosa e Verso e descer até a matéria, não foi possível fazer o link direto, pois só assinantes conseguiriam acessar)

Também coloco aqui duas matérias do blog, para os distraídos que ainda não viram:
Uma entrevista exclusiva com Ferreira Gullar, com áudio video e etc... há várias postagens sobre.

Uma entrevista com Paulo Henriques Britto, um dos maiores nomes da poesia nacional.

11 Comentários:

r.ventura

legal. voce poderia colocar alguma coisa do geraldo carneiro, um poeta contemporâneo que acho muito bacana. e também vc poderia incentivar seus leitores a postar alguma poesia própria, que tal? tenho uma aki no jeito, é só vc autorizar.
um abraço

Leonardo Schabbach

Mas eu incentivo isso, é que ultimamente não to com muito tempo para ler os poemas e decidir colocá-los ou não. Mas é só enviar para leoschabbach@uol.com.br (é uma boa idéia, durante a semana fazer um ou dois posts com poemas de vários autores, já estava pensando em fazer isso). Com tudo que tem aparecido, já estou até pensando em aumentar a coisa e transformar em uma Quinzena de Poesia, hehe.

E pode mandar o poema!

Márcia Luz

Oi, Léo

Minha sugestão é o Flávio Boaventura (Delírio trêmulo - 7Letras). E não pode faltar Manoel de Barros.

Um abraço

Ana Karenina

Olá Leobardo

Muito bacana esta iniciativa, gosto de alguns poemas que ando lendo por ai, mas não sou leitora assídua de poemas.

Eu acho que seria interessante publicar poemas temáticos por exemplo, uma semana publicaria poemas sobre mulher, na outra sobre solidão, palavra e escrita, cotidiano, e etc... não sei como funciona para as outras pessoas, mas o que primeiro me atrai no poema é o tema que ele aborda.

Talvez separar por tema seja mais complicado do que por autor, mas eu sou assim gosto de coisas definidas por tema, mania minha, rs

seria uma semana por mês? como é que é?

Um abraço

Leonardo Schabbach

Uma semana por mês seria complicado. Mas tenho pensado em ampliar em alguns dias essa semaninha, quem sabe uma semana de 10 dias, haha, ou uma quinzena. É que a idéia, mais até do que sair postando poemas, é falar sobre poesia, fazer entrevistas e, quem sabe, depende de como as coisas acontecerem, fazer mini-concursos de poema, mas isso acho difícil para essa semana.

Dificilmente ficará legal fazer uma semana por mês, faltaria assunto e etc... Mas pretendo fazer semanas de outras coisas no futuro, como Literatura Fantástica, Contos, Romances Policiais e etc...

Ah, e vou procurar o autor citado da 7Letras, assim como alguma coisa então do Manoel de Barros =)

Leonardo Schabbach

Ah, se gostou disso, gostará de saber que o Paulo me mandou um exemplar do livro Trovar Claro, o meu favorito dele. Irei resenhar nesta semana, entrevistá-lo de novo e sortear o exemplar. Portanto, fique ligada!

E verei se faço uma página aqui dizendo mais ou menos o que está planejado já para a semana, mesmo que seja sem data definida, mas só para as pessoas saberem!

A Equipe

Meu Blog Tem Conteúdo

Seleção dos Melhores Blogs Culturais do Brasil!
http://meublogtemconteudo.blogspot.com/

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
Seleção dos Melhores Blogs Culturais do Brasil!!!!
-Só Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs Culturais do Brasil!

O seu link encontra-se Aqui:

http://meublogtemconteudo.blogspot.com/


Pegue nosso selo em:
http://meublogtemconteudo.blogspot.com/


Um forte abraço,
Da Equipe do Meu Blog Tem Conteúdo

http://meublogtemconteudo.blogspot.com/

Isie Fernandes

Oi, Leo, gostei da sua iniciativa. Vou conferir as entrevistas também, tenho certeza de que perdi muita coisa boa.

Aguardando pelas suas poesias!

Unknown

Saudade ...

eu sinto muita saudade
me afastaram de vc
o destino é cruel
e insiste em me fazer sofrer

a distancia ñ ajuda
ñ me deixa te encontrar
tudo está contra nós
mas ñ vão nos separar

espero q o tempo ñ faça
com q vc me esqueça
e o amor q a gente sente
pra sempre permaneça

a saudade não faz bem
ela me traz tanta dor
mas dizem q ñ separa
p q é unido é pelo Amooor

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger