Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

9

Novos autores conquistam espaço no mercado editorial

em 18 de jul de 2010.

Sempre falo por aqui sobre como é difícil a vida para o escritor, principalmente o novo, uma vez que temos de nos preocupar não só com a produção do texto, mas também em conseguir uma boa editora, chegar aos ouvidos e olhos dos leitores, conquistar algum espaço dentro de livrarias; enfim, o novo autor precisa exercer muitos papéis para ter a oportunidade de vender o seu livro - como sempre digo, mais difícil ainda do que publicar, é conseguir vender, ter a capacidade de alcançar um número relativamente bom de leitores. Essa é uma tarefa, de fato, muito complicada. E sempre aponto aqui a internet como uma possível saída para se conquistar pelo menos um pequeno público, um público que possa ajudar o novo autor no começo de sua jornada (veja o exemplo da Barbara Dewet em Como publicar seu livro de forma independente). Hoje, falo de um projeto um pouco diferente, que teve seu início com uma representação na internet, mas que depois tomou formas mais concretas, com uma surpreendente parceria com a Livraria Saraiva: trata-se do projeto @novasletras.

Integrado por um total de oito autores (5 de São Paulo, 2 do Rio de Janeiro e 1 de Minas Gerais), o Novas Letras é uma proposta de lidar de uma maneira diferente com o público e, até mesmo, com as livrarias. Os autores correm muito atrás de parcerias e promovem eventos constantes para se aproximarem de seu público e venderem seus livros. Falo deles aqui hoje por uma grande conquista alcançada por eles; uma conquista que deve estimular muitos autores iniciantes.

Através de seus esforços e de muita negociação, o grupo conseguiu uma parceria com a Livraria Saraiva - o que, inclusive, fez com que o livro de alguns deles conseguisse ser cadastrado no sistema da livraria e disponibilizado para compra, algo que é extremamente difícil de acontecer (outros já estavam cadastrados devido a suas editoras). Neste parceria, os autores "pretendem, em encontros que serão realizados mensalmente na livraria Saraiva, debater sobre questões ligadas ao mercado editorial no Brasil, desde o processo de escrita de um livro e a busca por uma editora até a divulgação e distribuição das obras, que competem com livros estrangeiros e quase sempre não têm a mesma atenção. Os eventos pretendem tirar dúvidas de aspirantes a escritores e realizar um bate-papo com leitores sobre diversos temas, como criação de personagens, gêneros literários, inspiração para a escrita, entre outros (trecho retirado de um release)".

A partir do dia 7 de Agosto, 17h, o projeto terá início na Saraiva do Shopping Pátio Paulista, em São Paulo. A partir daí, sempre no primeiro sábado de cada mês, a turma de escritores estará em uma unidade para conversar sobre um tema diferente e atender aos leitores. Os eventos também acontecerão na Saraiva do Rio de Janeiro, com o Clube do Livro, no último sábado de cada mês.

Como podem ver, é uma iniciativa extremamente interessante e que também mostra como a capacidade de organização dos autores pode também conseguir algumas vitórias no que diz respeito à conquista de mais espaço no mercado editorial. Gostaria de lembrar também que todo este projeto teve seu início com o Desafio Nacional Literário (do qual falarei outro dia), que surgiu da idéia de buscar uma maior representação dos autores nacionais na blogosfera, uma vez que a maioria dos blogs, por motivos vários, só trata dos livros de autores estrangeiros (o que não é o caso do Na Ponta dos Lápis, como vocês bem sabem; aqui eu costumo dar espaço quase que exclusivo a autores brasileiros e, claro, a alguns clássicos da literatura estrangeira).

Enfim, espero que tenham gostado da postagem. Experiências como essa do Novas Letras sempre nos fazem aprender muito, nos mostram caminhos alternativos possíveis para o sucesso.

Segue a lista dos autores integrantes do projeto (talvez eu entreviste alguns deles, as três autoras que conheci - Fernanda França, Tammy Luciano e Patrícia Barboza - realmente me impressionaram pela vontade com a qual buscavam espaço para seus livros):

Autores de São Paulo: Enderson Rafael, autor do romance juvenil “Todas as Estrelas do Céu” (Novas Ideias); Fernanda França, autora da comédia romântica “Nove Minutos com Blanda” (Multifoco); Kamila Denlescki, escritora do romance “Estrela Píer” (Novo Século); Leila Rego, que escreveu a comédia romântica “Pobre Não Tem Sorte” (All Print); e Roberta Polito, autora do romance “Amores Incertos” (Europa)

Autores do Rio de Janeiro: Tammy Luciano, autora do romance “Sou Toda Errada” (7Letras) e Patrícia Barboza, com “A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece” (Ciranda Cultural)


Autora de Minas Gerais: Paula Pimenta, autora da série “Fazendo Meu Filme” (Autêntica)

9 Comentários:

Paul Law

Acho extremamente importante movimentos que tenham como objetivo divulgar a literatura. Desejo sorte aos autores do projeto e que a luta deles nos sirva de exemplo.
Ótimo post.

Um abraço

Luiz Teodosio

Muito interessante este projeto. No Brasil, apenas desse modo, criando espaços com garra e vontade, é que so escritores irão se sobresair. Espero que esta iniciativa dê bons frutos aos escritores.

BLOGUEIRO EXECUTIVO

Olá adorei seu blog e inclui seu banner em um blog literário que tenho:

http://clubedasmusaslivre.blogspot.com/

Alipio Rangel

Sou um cara apaixonado por livros, não deixo de ler, tenho sempre um bom companheiro ao meu lado na cabeceira. Achei essa iniciativa fantástica e sei o quanto é difícil começar numa carreira, ainda mais na literaria. Escrevo romances e contos, tentei editá-los de todas as formas as quais pude ter acesso, cheguei a fazer um projeto há alguns anos e entrei com ele na antiga lei de mecenato. Na época tinha contatos com pessoas que captavam recursos, mas sempre esbarrava no fato de ser um desconhecido. Mandei meus originais para algumas editoras e recebi respostas com boas críticas, mas sempre me propondo parceria, ou seja, eu teria que entrar com dinheiro. Depois de muitas tentativas acabei deixando de lado, fiquei anos sem escrever, meu irmão sempre dizendo para eu não desistir. Contei essa pequena história para dizer-lhe que sou mais um que vem tentando editar o que escreve, mas sem grana e sem um nome conhecido fica muito difícil. Parabéns pelo blog, parabéns pela iniciativa, parabéns pela divulgação da literatura brasileira. Eu tento da minha forma, não desisto, afinal de contas, sou basileiro.
obrigado,

Luciana

Nossa, comecei a escrever a agora e tudo ainda é um sonho, pensei até em largar a faculdade, mas agora, vendo a batalha de vocês, dá um medo...! Nossa, não seria muito interessante tentarmos reunir esse povo todo, ou pelo menos alguns que se interessem, pessoalmente, para podermos discutir, ler, ouvir, criar e expor idéias??

Leonardo Schabbach

Bom, sempre que posso tento abrir espaço para esse tipo de coisas, tanto que estou organizando uma antologia, já rolou o concurso aqui no blog.

Mas vou ser sincero com você. Não largue sua faculdade de maneira alguma na esperança de se tornar escritora. É um caminho MUITO difícil e MUITO incerto, então é sempre bom ter uma formação forte que possa sustentá-la.

Vicente Reckziegel

Infelizmente, é impossível viver da escrita em nosso país, a não ser que seja já um escritor consagrado e com um apoio forte de uma grande editora, senão é uma utopia...
Iniciativas como essas são muito importantes, pena para quem fica longe dos grandes mercados, como eu por exemplo, e com o trabalho e tudo mais, ficamos sem poder participar dos eventos citados, e vejo muita gente falando de que não consegue uma editora para lançar seus originais.É realmente muito difícil, porém, antes de qualquer coisa, precisa persistência, pois se vc confia no talento que possui, um dia consegue o tão sonhado contrato. E, se todas as portas estão fechando-se para você, é porque seu talento ainda não está 100% lapidado, o negócio é continuar se aprimorando sempre.

Cristina

Porque você não procura fazer uma parceria com o CNA (Clube dos Novos Autores). O endereço do blog é: http://clubnovosautores.blogspot.com/

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger