Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

8

"Curso" coletivo de criação literária - uma idéia que está dando certo!

em 17 de dez de 2010.

Mais uma vez, venho aqui falar sobre criação literária. Hoje, porém, quero apenas apresentar um projeto muito legal do qual tenho participado. Nos últimos tempos, a internet, pelo menos em minha opinião, tem ajudado muito a literatura. Uma quantidade grande de blogs literários começa a surgir; alguns muito bons, outros nem tantos, mas todos com o intuíto de falar sobre livros, leitura e escrita. Dentre essas inúmeras manifestações, algumas me chamam a atenção como escritor, já que prometem se tornar projetos muito úteis.

Nesta postagem falo de uma "Oficina de Escritores" criada por membros do fórum do site Escreva o seu livro. A idéia surgiu do Thiago Pereira Neves (@_thiagoneves_ - aqui também está o blog dele) e se trata de uma oficina de escritores coletiva. A cada quinzena, propõe-se um novo tema sobre o qual os autores presentes no fórum discutem. É uma iniciativa muito legal, pois, além de dar a possibilidade a cada autor de melhorar sua escrita, conhecendo técnicas que os outros utilizam, também serve para que cada um divida pedaços de suas histórias e possa medir se a qualidade delas é ou não é boa.

A primeira quinzena do projeto, que envolvia as famosas descrições, já se foi, a segunda começou faz alguns dias, o tema é diálogos. Enfim, abaixo seguem os links para quem quiser acompanhar e participar. O fórum do site não é super organizado, o que pode dificultar um pouco, mas com o tempo, pega-se o jeito. Seguem os links:

Quinzena 1 (vale ler e até mesmo participar ainda)
Quinzena 2

O tópico em que a idéia é apresentada e discutida.

Enfim, espero que tenham gostado da dica!

8 Comentários:

Isie Fernandes

Oi, Leo.

Obrigada por divulgar a Oficina de Escritores lá do Fórum. Realmente tem sido algo de grande proveito pra mim. Antes de responder, sempre pesquiso sobre os temas para analisar melhor meus textos, isso tem me deixado atenta ao que escrevo.

Fica então a dica aos leitores do Na Ponta dos Lápis.

Grande abraço.

Bruna Maria

Bem interessante essa ideia, Leonardo. Nesse caso, concordo: a internet pode trazer boas surpresas para quem escreve. =)

Beijos!

marcos nunes

É realmente uma boa ideia e espero que seja bem conduzida. Para cabeças duras como eu, no entanto, não funciona. Requer disciplina; o que fazer quando nos sentimos bem indisciplinados?

thipen

Venho aqui em nome de todos do forum agradecer por divulgar a Oficina. Ela realmente está dando bons frutos, e as discussões estão fazendo com que aprimoramos o nosso trabalho como escritores. Quero, como a Isie, deixar um convite para os leitores daqui: sintam-se a vontade para entrarem no forum e se juntarem à gente!

Leonardo Schabbach

Marcos, esta é a pergunta de 1 milhão de dólares. Volta e meia tenho muita dificuldade com isso também. Como vencer a indisciplina? Problemaço!

Isie Fernandes

Leo e Marcos, esse também é o meu grande dilema. É muito difícil viver da escrita no Brasil. Queremos ser bons escritores, mas precisamos realizar tantas outras atividades... Então começa a confusão de horários e entra a indisciplina. Utilizo uma pequena alegoria que me ajudou no dia de hoje: um corredor profissional necessita perder peso para ganhar velocidade, ele jamais vencerá a prova se não se despojar das pequenas bagagens. Acho que para termos disciplina, além de tomarmos essa decisão, o que é tarefa diária, devemos aliviar o peso, tirar aquilo que sobrecarrega e não é indispensável.

Resta uma coisa, Leo, tentar pra saber se dá certo. Não custa muito e ainda pode nos render um milhão de dólares. Hahaha!

Retornando ao assunto da postagem, a Oficina de Escritores do Fórum Escreva Seu Livro, resolvemos colocar em prática as lições aprendidas sob a forma de contos, que serão construídos em conjunto; um grande desafio, mas estamos bastante animados.

marcos nunes

Vencer a indisciplina requer somente um método e... disciplina. Na verdade eu tenho gosto pelos resultados da disciplina nos outros, mas em mim, onde a preguiça está no centro das motivações existenciais, a vitória teria um gosto de derrota, como se a disciplina fosse (embora não seja) apenas sobreposição das convenções ao inconformismo, o que é uma mentira-álibi com a qual não me contento, mas às vezes serve para engrupir os mais desavisados...

Fábio C. Martins

Ótima ideia pra quem está começando e gostaria de opiniões sobre seus textos. Já vou correndo lá pra ver as dicas e participar também!

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger