O Legado dos Dragões [E-book gratuito]

Acompanhe esta história épica de aventura fantástica, no estilo "O Senhor dos Anéis". Baixe aqui o livro gratuitamente e participe deste universo em construção!

Leia Mais

[Resenha e Indicação] O Nome do Vento e Patrick Rothfuss

Hoje falo sobre um dos melhores livros de literatura fantástica que já li (senão o melhor). Coloco, inclusive, a resenha marcada como livros de cabeceira, pois de fato trata-se de uma obra incrível...

Leia Mais

[A Sociedade da Rosa] Boa Vizinhança

Acompanhe essa série de mistérios, com um certo ar de romance policial, aventuras e ação. Descubra também tudo sobre esta estranha sociedade secreta

Leia Mais



7

Novo Projeto - As variações literárias

em 28/03/2011.
Sei que muitos dos seguidores do blog são também escritores - e não somente amantes da literatura. Por este motivo, é sempre bom apresentar novos projetos por aqui, creio que muita gente pode se interessar. Hoje falo de uma iniciativa muito legal da Bruna Maria (@brumah), uma escritora que, inclusive, já teve um de seus contos publicados no Na Ponta dos Lápis (um muito bom, por sinal, se quiserem conferir, basta clicar aqui). Trata-se do projeto As variações literárias. A idéia é bem simples. Os autores devem selecionar grandes obras da literatura e produzir variações em cima disso, deixando a própria criatividade definir o que deve ou não ser feito. Desta maneira, pretende-se publicar uma série de textos mensalmente, com o intuito de gerar uma espécie de revista eletrônica capaz de revisitas grandes obras do passado. Nas palavras da autora:

Com variações criativas e textuais, publicadas mensalmente, queremos revisitar, como releitura, obras já publicadas. A verossimilhança com a ficção de origem não é fundamental – mas é a base, é o ponto de partida para a elaboração da nossa ficção da ficção.

 Em março, o projeto teve seu início. Achei o primeiro texto bem interessante, quem quiser conferir basta seguir o link. Enfim, àqueles que tiverem se interessado pelo tema, podem visitar o site e se informar melhor. Também é possível ir direto para o link de Como colaborar?

Espero que tenham gostado da dica. É sempre bom ver iniciativas como essa aflorarem. Agora que tenho mais tempo, quem sabe não participo do projeto também? =)

7 Comentários:

marcos nunes

Bá, legal. Acabo de mandar um troço pra lá, que já tava pronto - tenho o hábito de escrever umas historietas com base em cousas alheias, troço de pósmodernista sem muita imaginação. Se eles publicarem, aproveite (m) pra dar uma lida. Intitula-se "Rio de Janeiro, antes do Sena". Se é que será publicado, é claro.

Leonardo Schabbach

Ficarei de olho. Não sei como andam o número de textos enviados para lá, mas espero que o seu seja publicado =P

Bruna Maria

Olá!

Primeiro: muito obrigada pela divulgação aqui, Leonardo!

Segundo: recebi seu texto Marcos. Em breve te envio um retorno, no máximo em uma semana.

Abç!!

marcos nunes

Oi, Bruna!

O recado é para a Mayra (não vi jeito e maneira de comentar o texto dela n'As Variações): o texto reverso ficou bom e aumentou a sugestão erótica contida no original, só ressenti-me da introdução, explicativa em demasia. Tchekov dizia que era de boa técnica cortar sempre as primeiras e as últimas linhas de um conto, e creio que ele tinha razão: isso deixa o leitor meio suspenso em uma situação não inteiramente dada e nunca in teiramente resolvida, de forma que o espaço para diálogo é maior. Obviamente, casa de ferreiro espeto de pau: eu mesmo não faço isso!

Bruna Maria

Oi Marcos!
Olha, vou tomar a liberdade de colocar seu comentário lá nos comentários do blog. O Leonardo me alertou para o fato de que é provável que os comentários lá estejam meio escondidos - e você não ter conseguido comentar prova isso. Vou ver se consigo melhorar aquilo lá. O Wordpress é meio difícil pra mim, rs.
=)Obrigada por deixar suas impressões!

Anônimo

cconhecem a http://www.livralivro.com.br ???
trocas de livros gratuitas!
recomendo!

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger