Quer meu livro de graça? Assine minha newsletter e venha conversar comigo!

Além disso, a newsletter é para ser algo mais pessoal, nela vocês podem responder e conversar diretamente comigo. E eu ainda pretendo enviar uma série de textos exclusivos por lá, sendo alguns mais pessoais, alguns capítulos antecipados de livros que serão lançados, assim como alguns e-books gratuitos.

Leia Mais

4

Conheçam um dos maiores blogs sobre livros da internet

em 11 de ago de 2011.

Sempre tento trazer para os leitores do Na Ponta dos Lápis indicações de excelência. Hoje, decidi por apontar um blog que sigo e que me traz muito conteúdo, tanto em quantidade como em qualidade. Qualquer um que goste de livros e de literatura irá apreciar, tenho certeza. A postagem também serve para uma iniciativa minha de tentar apresentar diversos blogs para quem acompanha este espaço, assim poderemos conhecer mais gente que também faz um trabalho legal. Nos próximos dias, devo até voltar a receber poemas para publicar por aqui, para divulgar os blogs de poesia.

Hoje, apresento a vocês o dono do Livros e Afins, um dos maiores blogs literários (eu, ao menos, considero-o assim) da internet, com quase 6 mil leitores de feed (por falar nisso, o feedburner, para variar, segue dando problema com meu contador de assinantes!!). Alesssandro Martins é, porém, um caso de muito sucesso no mundo dos blogs. Além do Livros e Afins, ele possui inúmeros outros espaços na internet e consegue tirar sua renda basicamente disso. É realmente um grande feito e, por isso mesmo, é interessante saber um pouco mais de sua história.

Durante 12 anos, Alessandro trabalhou como jornalista em diversos veículos de Curitiba. Em 2008, foi quando passou a se dedicar exclusivamente aos blogs. Seu começo na internet se deu em 2004, com o Cracatoa Simplesmente Sumiu, um site feito a várias mãos. Aos poucos os colaboradores desistiram do projeto, mas Alessandro viu ali uma ferramenta muito promissora para alguém que gosta de trabalhar independentemente. Sua intuição inicial teve muito sucesso e, hoje, ele possui vários blogs com muita visibilidade na internet. Acompanhem agora o que ele têm a nos dizer - e devo acrescentar que a entrevista ficou realmente muito boa:


Quando percebeu que os blogs poderiam ser não só uma opção de lazer? Quando notou que poderia encará-los como um trabalho de fato?
R: Eu comecei com um site chamado Cracatoa Simplesmente Sumiu (http://cracatoa.com.br/2005). Era feito por colaboradores e tinha fotos, narrativas fotográficas em flash, com texto e música, colunas de fotografia e textos literários. Um dia, um amigo sugeriu que deveríamos colocar anúncios do Google AdSense nele, pois seria uma forma de rentabilizá-lo e ele tinha conhecimento de pessoas que viviam exclusivamente disso na época (Ex: http://problogger.net). Quando ganhei meus primeiros US$ 0,10 fiquei muito orgulhoso e contente e isso me incentivou a querer mais e a trabalhar mais nesse sentido. Já nessa época, os colaboradores do Craca não estavam tão mais excitados como no início e, portanto, menos colaborativos. Eu queria continuar o trabalho mas não fazia sentido um site como aquele ser feito apenas por uma pessoa. Assim, abri meu blog alessandromartins.com que posteriormente se transformou, depois de perceber sua vocação para livros, em livroseafins.com. A seguir transformei o Craca também em blog para colocar meus textos mais pessoais e autorais. Paralelamente, continuei meu trabalho como jornalista no Jornal do Estado, em Curitiba, mas os maiores ganhos nos blogs e a falta de perspectiva no jornalismo acabaram fazer com que eu, em 2008, meio que saísse, meio que fosse expelido dessa carreira. Hoje sou só blogueiro.


Você se sustenta apenas com seus blogs?
R: Sim. Eventualmente dou cursos e palestras, mas não são minha principal fonte de renda. Diretamente os blogs, indiretamente as mídias sociais que giram em torno deles...


Como surgiu a idéia para a criação do Livros e Afins? Quanto tempo tem o blog?
R: Ele surgiu efetivamente no início de 2006, como uma necessidade de publicação individual, já que o Craca na época era coletivo. Surgiu como AlessandroMartins.com, mas como escrevia cada vez mais sobre livros e percebi a necessidade de uma especialização para maiores chances de sucesso de um blog, transformei-o em livroseafins.com.


Você tem um espaço na internet voltado para os livros. Acha que o interesse pela leitura aumentou nos últimos anos? A procura por informações relativas ao livro na internet tem crescido?
R: Sem dúvida! Meu blog, que posso usar como amostragem, tem cada vez mais acessos. Além disso, como nos lembra o escritor Cristóvão Tezza, a internet nos tirou de uma cultura completamente ágrafa da década de 80 para um ambiente em que é impossível se relacionar sem se ler e escrever: a internet. Você não encontra uma página sequer, mesmo no YouTube, em que você não precise interagir com a palavra escrita. Quanto aos livros, basta ver o movimento que sites como o Domínio Público tem ou mesmo a preocupação das editoras com pirataria e a presença de tantos sites com download de obras grátis.


Como você consegue tanto conteúdo de qualidade para o Livros e Afins?
R: Envolve muitas questões. É preciso seletividade de quem eu sigo nos feeds, no Twitter e nas outras mídias. Também cheguei na fase em que os próprios leitores indicam coisas. Acabo sendo apenas um curador/seletor/editor/DJ de conteúdo. Além disso, muito do conteúdo que publico vem de livros que estou lendo, coisas que nem estão na internet, ou que ainda não tiveram a apreciação adequada na internet. E quando sobe-se em ombros de gigantes, sabe-se o que acontece: vai-se mais longe. Por outro lado, qualidade é algo relativo. Você diz que eu tenho qualidade, mas muitas pessoas dirão que não. Acontece que você se identifica com meu estilo de edição do blog. A melhor forma de manter um público é manter-se fiel a seu estilo de editar e ser você mesmo, de maneira que esse estilo não seja desconfortável, o que tornaria essa atividade terrível. Inevitavelmente, você terá um público que vai se identificar com seu estilo.


Quais foram as estratégias de divulgação usada em seus sites no início de sua experiência como blogueiro?
R: 1. Escrever sobre o que se gosta. 2. Escrevendo sobre o que se gosta, fica mais fácil manter a regularidade e a constância de atualização, bem como a qualidade. 3. Com qualidade, você recebe mais links, o que influencia o tráfego direto e, ainda mais importante, seu posicionamento nos resultados das buscas. 4. Com qualidade, você tem divulgação mais consistente através de seu próprio público nas redes sociais. E redes funcionam por similaridades de interesses. É uma reação em cadeia. 5. Fortalecimento da própria rede: comentários em outros blogs, ceder links em posts para outros blogs, relacionar-se no Twitter, Facebook e outros com editores da mesma área que você. Fortalecimento da rede é essencial.


O que acha do crescente número de blogs literários? Tem acompanhado este fenômeno?
R: Tenho acompanhado e não me surpreende. Blogs são feitos em grande parte inspirados pela paixão pela escrita e divulgação de ideias. Muitas dessas pessoas gostam de ler e gostam de livros. Portanto é um fenômeno natural. É preciso ressaltar que meu blog não é sobre literatura, mas sobre livros e o prazer de ler. Se fôssemos bem honestos, deveríamos dizer que o Livros e Afins é um blog sobre as coisas que o Alessandro lê e gosta, mas isso soaria meio egocêntrico. No entanto, é isso o que cada blog de livros ou literatura é: um blog sobre o que o seu editor lê e gosta de ler (embora alguns editores tenham mania de escrever sobre o que não gostam; é uma neurose)


Fale-nos um pouco sobre seus outros blogs, assim os leitores poderão também conhecê-los.
R: As URLs de alguns falam por si: queroterumblog.com, iniciantenabolsa.com, alessandrolandia.com (links que coleto na internet durante os dias de trabalho), pinkythekinky.com (blog adulto: só clique se tiver mais de 18 anos), cracatoa.com.br (literário), qualidadedevida.info (sobre o Método DeRose), alessandromartins.me (meu tumblr), @alessandro_m (meu twitter).

4 Comentários:

Ana Karenina

Olá Leo

Muito interessante essa entrevista, eu acho muito legal quado um blogueiro apresenta outro do mesmo nicho, acho que o leitor sai ganahndo muito com essa interação.

Já conhecia o trabalho do Alessandro e gosto muito do seu trabalhho, é um blogueiro bastante simples, interativo e simpático com seus leitores, apesar de todo conhecimento que possui jamais se posicionou com arrogância, isso também atrai bastante o público.

Parabéns aos dois pelo excelente trabalho.

Um abraço

@anakint

marcos nunes

Não entendi bem como ele ganha dinheiro com o blog, pois não vi anúncios nele. Trabalho interessante, o dele. Bom blog, respostas diretas, reveladoras, sem frescura, aliás como os próprios textos dele, incisivos, objetivos e claros. Boa recomendação. Gostei muito dos vídeos, principalmente do 3% que, estranhamente, não conhecia. Onde passou isso? Onde eu estava quando foi lançado? Mostrarei para minha esposa e encherei a paciência dela para que insira o vídeo no blog dela também.

Leonardo Schabbach

Hehehe. Fico feliz que tenha gostado Marcos. Essa é a idéia da indicação. Gosto muito do trabalho do Alessandro, por isso fiz questão que ele fosse o primeiro blog a ser indicado.

Depois, pretendo indicar blogs para diferentes gostos, mas esse considero um dos melhores, senão o melhor, por trazer coisas muito interessantes sobre o mundo da leitura. É um blog completo.

O dinheiro ele ganha com anúncios do Google Adsense, até cheguei a usá-los aqui no blog por um tempo, mas preferi deixar o layout mas bonitinho a ganhar um dinheiro que não era muito. São anúncios que se integram bem ao blog e trazem conteúdo que tem a ver com as postagens, para gerar interesse, mais cliques e de gente que realmente queira ver o que é anunciado. Se abrir as postagens dele, dentro delas tem um anúncio com as propagandas.

Postar um comentário

Participe você também. Sinta-se convidado a postar as suas opiniões. Com a sua ajuda, o blog se tornará ainda melhor!

 
Copyright© 2010 Na Ponta dos Lápis
Apoio: Literatura Fantástica
Tema original "Solitude" Modificado por Mundo Blogger